Muitos municípios catarinenses, especialmente do interior do estado, sofrem ainda com a falta de pavimentação. Ciente da situação, o senador Dário Berger (MDB) concentrou esforços para garantir recursos financeiros do governo federal destinados à instalação de usinas de asfalto em diversas regiões de Santa Catarina.
Após trabalho intenso no Ministério da Integração Nacional e na Comissão Mista de Orçamento (CMO), durante o período em que comandou o colegiado, o senador conseguiu viabilizar um total de R$ 14,5 milhões para a aquisição de equipamentos que compõem as estruturas. O valor já foi empenhado e garantido no fim de 2018.
De acordo com Dário, a ideia é estabelecer parceria com as associações de municípios para contemplar diferentes regiões do estado.
“Inicialmente cerca de 100 cidades serão beneficiadas. A estimativa é de que com as usinas instaladas e à disposição das prefeituras, a economia de dinheiro público chegue a até 50% comparando ao custo do material comprado”, explicou.
O senador destacou ainda que em 2019 estará focado em garantir recursos para as demais associações que não foram neste momento contempladas, de modo que todas as regiões do estado possam ter suas próprias usinas de asfalto.
BENEFÍCIOS PROPORCIONADOS COM AS USINAS:
- Economia de até 50% dos recursos públicos do município investidos em pavimentação;
- Pavimentações urbanas e manutenção de estradas mais frequentes;
- Rapidez e qualidade do material com custo substancialmente menor;
- Melhoria da infraestrutura rodoviária facilitando o escoamento da produção;
- Fim da lama e da poeira em regiões não pavimentadas;
ASSOCIAÇÕES DE MUNICÍPIOS CONTEMPLADAS ATÉ AGORA:
AMAVI – Associação dos Municípios do Alto Vale do Itajaí – (28 municípios)
AMURES – Associação dos Municípios da Região Serrana – (18 municípios)
AMAI – Associação dos Municípios do Alto Irani – (14 municípios)
AMAUC – Associação dos Municípios do Alto Uruguai – (14 municípios)
AMEOSC – Associação de Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina (19 municípios)