Maldaner destaca na Tribuna: Santa Catarina celebra 24 anos livre da febre aftosa  

Maldaner destaca na Tribuna: Santa Catarina celebra 24 anos livre da febre aftosa  

 

Neste dia 25 de maio, Santa Catarina está comemorando 10 anos do reconhecimento como zona livre de febre aftosa sem vacinação pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE). Em discurso na Tribuna da Câmara desta quarta-feira (24), o deputado federal Celso Maldaner (PMDB/SC) ressaltou que a última ocorrência de febre aftosa no estado ocorreu em 1993, completando também 24 anos sem registro de foco da doença, se tornando o único do país a conquistar esse status sanitário diferenciado.

Maldaner explica que erradicar a doença e buscar a certificação foi um caminho longo, porém fundamental para que o estado se tornasse o maior produtor nacional de suínos e o segundo maior produtor de aves, chegando aos mercados mais exigentes do mundo.

O parlamentar reconheceu o trabalho realizado pelo governo e iniciativa privada que mantem um controle sanitário eficiente a fim de evitar a entrada do vírus.  “São 63 barreiras sanitárias da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) e do Instituto Catarinense de Sanidade Agropecuária (Icasa) fixas nas divisas com Paraná, Rio Grande do Sul e Argentina que controlam a entrada e a saída de animais e produtos. Essa parceria entre produtores, agroindústrias e Governo é essencial para a realização de um trabalho que permite exportar a nossa carne para os principais países do mundo”, destacou Maldaner.

 

Assessoria de Imprensa deputado federal Celso Maldaner

Compartilhe este post