A eleição do deputado Antonio Aguiar como vice-presidente da Assembleia Legislativa, em razão da vacância do cargo para os meses finais do mandato da atual mesa diretora, coloca em evidência o peemedebista que, para assumir a nova função, renuncia à presidência da Comissão de Educação e também deixa de participar das comissões técnicas de Finanças, Segurança Pública, do Mercosul e de Ética. Aguiar será o primeiro vice-presidente até o final de janeiro próximo. A mudança da mesa acontece em função da renúncia de Aldo Schneider, e por acordo o espaço permanece com o PMDB. Deputados da mesa não participam das comissões técnicas da casa.
Aguiar está em seu quinto mandato e já foi três vezes líder da bancada, também passado pela secretaria da mesa da Alesc. Além da Comissão de Educação, já presidiu a Comissão de Saúde, e foi ativo participante da Comissão de Finanças e Tributação, todas entre as mais importantes do parlamento. “A escolha para ser vice-presidente reflete a confiança de meus colegas, que me indicaram para essa destacada função, que representa um novo desafio”, diz o deputado. “Agradeço, em especial, a deferência da Bancada do PMDB, na pessoa do líder Valdir Cobalchini.
Abaixo, o discurso de posse de Aguiar, após eleição unânime durante a sessão de quarta-feira (9):
Senhor Presidente,
Demais integrantes da Mesa da Assembleia,
Colegas Parlamentares,
De forma breve quero agradecer a confiança pela escolha de meu nome para ocupar a vice-presidência do nosso Parlamento, substituindo o colega de bancada Aldo Schneider.
Já integrei a Mesa da Casa em legislatura anterior, numa de suas secretarias, mas é uma honra, embora por um período breve, agora ocupar a primeira vice-presidência. Sou representante do Planalto Norte e estou em minha quinta legislatura nesta Assembleia Legislativa. Por três vezes respondi pela liderança da Bancada do PMDB, em todas as ocasiões a maior da Casa. Já presidi comissões importantes, como a de Saúde e a de Educação, da qual agora me afasto em função de ocupar cargo da Mesa. Também participei de outras comissões permanentes, entre as quais a de Finanças e Tributação, a de Segurança Pública e a do Mercosul.
A Assembleia oferece espaços para nossa atuação parlamentar. Dessa vez me oferece, com o apoio das colegas deputadas e dos colegas deputados. esse desafio, de ser vice-presidente da Casa. Vou procurar honrar a responsabilidade e quero de forma especial agradecer o apoio da Bancada do PMDB, que respaldou minha indicação. Pretendo corresponder a expectativa e a confiança de vocês e valorizar o Poder Legislativo, seus servidores e todos os que confiam nesse Deputado.
Muito obrigado!
Foto: Bancada do PMDB estadual respaldou indicação de Aguiar
Assessoria da Bancada Estadual do PMDB