Aguiar destaca desafios que Temer terá para governar o País

Aguiar destaca desafios que Temer terá para governar o País

A chegada de Michel Temer à presidência foi tema de pronunciamento do deputado Antonio Aguiar durante a sessão plenária da Assembleia Legislativa, na manhã dessa quinta-feira (12), quando abordou os desafios que o PMDB vai enfrentar na administração do governo federal. Aguiar manifestou confiança no projeto de Temer, de construir “uma ponte para o futuro”, com o apoio dos brasileiros. E pregou a necessidade de a classe política assumir o compromisso com reformas que o Brasil necessita para voltar a crescer.

Segue a íntegra do discurso:

Senhor Presidente,colegas Parlamentares, catarinenses que nos acompanham!

Hoje não há outro assunto em pauta, só se fala na mudança de governo, e essa é a grande expectativa dos brasileiros, do que vem pela frente com o novo cenário!

A presidente Dilma não caiu por conta de um ardil de seus opositores. Ela caiu por perda de sustentação política, por incapacidade administrativa e por perda de legitimidade.Ela incorreu em crime de responsabilidade porque perdeu o controle da gestão pública. Chegou, num discurso, a afirmar que era legítimo lançar mão no dinheiro de bancos públicos como a Caixa Econômica Federal. Uma confissão de culpa! Ela cometeu transgressões fiscais!

Dilma errou em seu governo ao descumprir o discurso de campanha e adotar práticas que faziam parte da plataforma de seu adversário. O povo deixou de acreditar na presidente. Aliás, o povo está pagando a conta! O custo de vida aumentou, a oferta de emprego diminuiu, a vida ficou mais difícil. E todos nós sabemos que o cenário ia de mal a pior, e dificilmente o governo chegaria a 2018. A presidente Dilma passou a enfrentar grande impopularidade, isso ficou claro nas ruas.

O PMDB deu apoio à reeleição de Dilma – isso é verdade! Mas o PMDB foi afastado do processo de decisões, especialmente nos rumos da economia, e aí se afastou e começou a questionar as ações da presidente e do grupo gestor do governo.

A base de sustentação de Dilma, que ruiu, tentou manter um discurso de que há um golpe das elites articulado com as grandes redes de comunicação. Isso não é verdade! Há um processo legal em andamento e agora está instaurado o rito do impeachment! A presidente terá todo o direito de apresentar sua defesa, mas é claro que não haverá reversão, porque ninguém quer que ela volte, a não ser os que resistem na defesa de uma administração marcada pela catástrofe na gestão da política econômica.

Aliás, esse é o grande desafio do presidente que assume, Michel Temer, que diferente de Dilma tem o dom de buscar o entendimento político por meio do diálogo!

Temer é um político experimentado e nós do PMDB confiamos em sua capacidade de voltar a fazer o Brasil crescer. Ele tem o desafio de reconstruir o Brasil! De garantir o sucesso do projeto, de construir UMA PONTE PARA O FUTURO!

Claro que terá que mostrar uma grande capacidade na gestão, para colocar a casa em ordem. A conta é grande, o rombo é enorme e foi ampliado nos últimos dias com uma série de medidas que Dilma anunciou para complicar a gestão de Temer.

Há também um grande desafio para a classe política, que precisa de fato pensar numa reforma política para mudar o processo de gestão no Brasil.

Temos que confiar num futuro melhor.

Eu acredito no Brasil!

Deputado Antônio Aguiar

Compartilhe este post