Alesc recebe visita do presidente do governo da região autônoma dos Açores

Alesc recebe visita do presidente do governo da região autônoma dos Açores

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina recebeu, na tarde desta quarta-feira (18), Vasco Cordeiro, presidente do governo da região autônoma dos Açores, em Portugal. A visita marca a semana de comemorações pelos 270 da chegada dos primeiros imigrantes açorianos em Santa Catarina e estreita a relação entre os dois parlamentos.

Esta é a primeira vinda do presidente do arquipélago ao Brasil. Vasco Cordeiro foi recebido na Alesc pelo presidente Aldo Schneider (MDB), pela deputada Ada De Luca (MDB) e pelo deputado Kennedy Nunes (PSD), que conversaram sobre as diferenças políticas entre as regiões e a forte influência açoriana no Estado. Na quinta-feira o português participará da cerimônia de abertura do congresso “270 anos da presença açoriana: mar, história, patrimônio, literatura e identidade”.

“Santa Catarina é o estado brasileiro onde mais se vive, talvez de forma mais intensa, a herança açoriana”, destacou o português. Para Kennedy Nunes, esse tipo de encontro é importante para o crescimento do Estado. “Santa Catarina é esse cartão postal açoriano, de um estado profícuo, pujante e que produz. Entendo essa visita como uma paradiplomacia, porque esses encontros resultam em experiências que lá na frente resultarão em benefícios”.

De acordo com a Secretaria Executiva de Relações Institucionais da Casa, atualmente há oito acordos estabelecidos entre Santa Catarina e a região autônoma dos Açores, entre eles um convênio de cooperação entre a UFSC e a Universidade dos Açores e um protocolo de cooperação e intercâmbio socioeconômico, turístico e cultural entre a Alesc e a Assembleia Legislativa Açoriana.

“Também entendo esta visita na forma de como podemos atualizar esta ligação entre Santa Catarina e os Açores. Os Açores de hoje está há muitos quilômetros dos Açores do passado, e isso está muito ligado à nossa autonomia maior em legislar, então, de que forma podemos estreitar e atualizar essa relação entre uma região que é a porta de entrada da Europa, e um estado como o de Santa Catarina”, salientou Vasco Cordeiro.

Para Kennedy, a região autônoma dos Açores é um exemplo de parlamento onde há maior autonomia de legislação regional. “Como temos essa forte tendência da cultura açoriana na nossa origem, é muito importante fazer esse tipo de atualização exatamente porque, como nós estávamos conversando antes, sobre as diferenças, lá há muito mais condições de legislar regionalmente do que aqui, e isso é uma das nossas ações que defendemos de mudança de legislação.”

Com a colaboração de Carolina Lopes/Agência AL

http://agenciaal.alesc.sc.gov.br/index.php/noticia_single/alesc-recebe-visita-do-presidente-do-governo-da-regiaeo-autonoma-dos-acores

Compartilhe este post