Deputada Ada de Luca apresenta projeto na Casa Civil e busca recurso de R$ 6 milhões para construção da Clínica de Medicina
A captação de recursos para a construção da Clínica de Medicina da Unesc (Universidade do Extremo Sul de Santa Catarina) avançou mais uma etapa nesta sexta-feira (14). O projeto, estimado em R$ 6 milhões, foi apresentado pela deputada estadual Ada Faraco de Luca (MDB) para o secretário de Estado da Casa Civil, Eron Giordani. Ficou encaminhado que a próxima reunião deve ter a presença do governador Carlos Moisés e da reitora Luciane Ceretta.
“Saúde de graça e com qualidade é uma das principais realizações da Unesc para a comunidade do Grande Sul de Santa Catarina. E nós estamos lutando pela ampliação deste trabalho”, afirmou Ada.
O projeto prevê a construção de mais 12 consultórios, com banheiros exclusivos; sala de pequenas cirurgias; laboratório de análises clínicas; mini-auditório; além de novas salas de aula. Com a estrutura, que vai somar mais de 3 mil metros quadrados de área construída, serão ampliados os serviços em: Medicina; Enfermagem; Farmácia; Fisioterapia; Odontologia; Psicologia; Nutrição; Biomedicina; Saúde do Trabalhador; e Pronto Atendimento.
“Todo o custeio dos serviços em saúde é pago, e continuará sendo pago, pela Unesc. Para a comunidade em geral, é tudo de graça. Essa ampliação vai significar ainda mais atendimento público e gratuito para a nossa gente da região”, disse Ada, lembrando que a Unesc é uma instituição comunitária. “Ou seja, ela não tem dono, não visa o lucro. Todos os recursos são reinvestidos na própria universidade”, reforçou.
Em 14 de abril, a deputada Ada intermediou uma reunião na Secretaria de Estado da Saúde, onde o projeto também foi apresentado e o pedido de recursos foi formalmente protocolado.
Legenda da foto: Deputada Ada de Luca detalhou projeto ao secretário da Casa Civil, Eron Giordani. Divulgação/Casa Civil