ARTIGO – A coragem que mudou Santa Catarina

ARTIGO – A coragem que mudou Santa Catarina

 Há 14 anos Santa Catarina sofria uma verdadeira catarse política e econômica. Com um sonho nas mãos, o então prefeito de Joinville, Luiz Henrique da Silveira, percebeu a necessidade de mudar a maneira de se fazer política. De forma inédita e única no Brasil, apresentou uma nova proposta para os catarinenses. E o resultado desse projeto, chamado de Descentralização, hoje é palpável em todos os cantos e recantos de nosso estado. Na data em que se completam dois anos de sua morte, é inevitável não lembrar sua vocação pela gestão pública e reverenciar sua coragem e obstinação. Atributos que lhe conduziram a uma trajetória de conquistas e realizações.

A inovação que provocou ao criar o modelo pioneiro de descentralização administrativa, agregando de forma habilidosa um staff político inimaginável em torno de suas ideias, representa um legado que há de perpetuar através dos tempos.  Ao levar o governo estadual a todas as regiões, as distâncias foram eliminadas e o governo estadual deu voz ativa aos catarinenses que sofriam com a indiferença da capital. Um gesto de respeito e igualdade que de forma surpreendente culminou num salto social e econômico.

Santa Catarina ganhou destaque nacional com alguns dos melhores indicadores sociais, de educação, saúde, distribuição de renda e expectativa de vida acima da média. O estado passou a ser referência na exportação. Santa Catarina foi o primeiro estado do Brasil a construir uma Arena Multiuso, em Joinville, hoje são 18 pelo estado. Por sete vezes, em oitos anos, fomos considerados o melhor destino turístico do país. E na Educação mantemos, até hoje, um dos menores índices de analfabetismo. A Descentralização garantiu acesso asfaltado a todas as cidades catarinenses. Em busca de mais desenvolvimento econômico, os empreendedores receberam incentivos. Empresas internacionais passaram a investir e instalaram suas fábricas em solo catarinense, como é o caso da BMW, em Araquari, e da Kromber & Schubert, em Mafra. O potencial de produção e exportação de variados insumos no levou ao patamar de referência, dobrando nossa economia, gerando empregos e triplicando a receita estadual.

Luiz Henrique, de quem fui companheiro na Câmara dos Deputados, no Governo do Estado e na gestão partidária, deixou não apenas uma condição de mudança profunda na forma de administrar e de fazer política, mas, principalmente, deixou lições fundamentais para a formação das próximas gerações de homens públicos. Seu legado permanece vivo por toda Santa Catarina.

 

EDUARDO PINHO MOREIRA
VICE-GOVERNADOR DE SANTA CATARINA

Compartilhe este post