Por Ada Faraco De Luca – Presidente do PMDB Mulher de SC
“O maior castigo para aqueles que não se interessam por política, é que serão governados pelos que se interessam”. A frase, do pessimista historiador britânico Arnold Toynbee, nunca foi tão atual diante da conjuntura hoje no Brasil e no mundo. Momento este que merece uma análise apurada, porque a história bate à nossa porta e nos cobra uma nova postura política.
Desde a fundação do velho MDB de Ulysses Guimarães e dos grandes mestres catarinenses como Luiz Henrique e Pedro Ivo, que já nos deixaram, nossas mulheres sempre se destacaram superando adversidades. Ajudamos a construir nossa trajetória partidária focada na transformação social e seguimos sempre ouvindo o clamor da sociedade.
Enfrentamos todas as formas de violência contra a mulher, fomos para as ruas reivindicar a ampliação da participação feminina e lutamos pela consolidação da democracia. Somos a história viva não só deste Partido, mas de toda uma sociedade que sempre se renova acompanhando os ventos da mudança.
Agora, por exemplo, entendemos que o momento é outro, que a sociedade brasileira mudou e que as antigas fórmulas estão esgotadas. É hora de mudar as atitudes na gestão pública e a mulher tem papel fundamental neste devir – conceito filosófico oriundo do latim que significa as mudanças pelas quais passam as coisas – e Heráclito foi seu grande filósofo.
É preciso ter visão e competência para compreender o novo momento político. Somos a Maior Força Política de SC, com mais de 80 mil filiadas, 41% do total de filiados do PMDB. Resultado do engajamento e do comprometimento da mulher peemedebista. Estamos prontas para um novo tempo!
Hoje o PMDB tem a maior representação de vereadoras, são 136, duas deputadas estaduais e oito prefeitas e o segmento trabalha para aumentar sua participação na eleição de 2018, na gestão pública e no cenário político, para imprimir um novo paradigma na política do Brasil.
Vamos lutar para aumentar a nossa representatividade. A política e as transformações sociais são irmãs siamesas. É por isso que a mulher precisa ampliar sua participação. Estamos em um novo tempo e precisamos, cada vez mais, ser a mudança que queremos ver.
Ada Faraco De Luca
Presidente PMDB Mulher SC