ARTIGO: Juventude, sinônimo de esperança e protagonismo

ARTIGO: Juventude, sinônimo de esperança e protagonismo

Neste 12 de agosto, Dia Internacional da Juventude, queremos nos dirigir a cada jovem emedebista. Após uma eleição estadual que sacudiu a política estadual e nacional, a nossa geração vive um momento oportuno para fazer valer sua voz, suas ideias e sua capacidade. Diante de denúncias de corrupção e demonstrações evidentes de que a tal “nova política” foi apenas uma expressão consagrada para fins eleitoreiros – o que ficou ainda mais claro com a emergência da pandemia –, a esperança da população está depositada nas lideranças.

O universo de mais de 1, 6 milhão de catarinenses entre 15 e 29 anos encontra no MDB a sua maior representação política, com 141 vereadores e nove prefeitos dessa faixa etária eleitos. Foi da juventude emedebista que emergiram diversos líderes da atualidade, muitos dos que hoje consolidam o MDB catarinense, como o ex-governador Paulo Afonso Vieira, o deputado federal Carlos Chiodini e os deputados estaduais Valdir Cobalchini e Mauro De Nadal, entre tantos outros. Com nossa atuação efetiva, vamos conquistar ainda mais espaço dentro do partido, com reflexos em toda a sociedade.

E essa tem sido a nossa principal bandeira. Em dezembro de 2019, entendemos que o desafio era o empoderamento do jovem no cenário político partidário, especialmente na criação de políticas públicas para a juventude catarinense. Motivar, participar e assumir poder de decisão participativa: assim trilhamos nossa caminhada até o momento. A construção de candidaturas jovens no cenário atual eleva a responsabilidade da nossa representação no pleito de 15 de novembro.

Chegou a nossa hora, é a nossa vez. As eleições municipais trazem o compromisso de nos colocarmos à disposição e validarmos nossa caminhada. Mais do que o segmento de rebeldia e revolução que retratou a juventude em décadas passadas, representamos a força, a coragem e a inquietação de quem não se omite diante das injustiças sociais, da desigualdade e da corrupção. Somos a juventude democrática, organizada, motivada e pronta para protagonizar novas conquistas para Santa Catarina. O futuro é agora – e tem pressa.

Filipe Schmitz
Presidente da Juventude do MDB-SC e vereador

Compartilhe este post