Atletas de todo estado participam dos Jogos Escolares Paradesportivos em Florianópolis

Atletas de todo estado participam dos Jogos Escolares Paradesportivos em Florianópolis

Abertos oficialmente na noite desta quinta-feira, 5, os Jogos Escolares Paradesportivos de Santa Catarina (Parajesc), em Florianópolis, que seguem até domingo nas instalações da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Participam dos Parajesc estudantes com idade entre 12 a 17 anos com deficiências física, auditiva, intelectual e visual.

A solenidade de abertura aconteceu no auditório da reitoria da Universidade, com a presença de atletas, dirigentes esportivos e autoridades. O secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (SOL), Tufí Michereff, representando do governador Eduardo Pinho Moreira, destacou que o Governo do Estado, mesmo enfrentando dificuldades financeiras, tem priorizado os eventos do calendário da Fesporte. “Toda programação será cumprida conforme o planejado”, frisou.

Ainda durante a cerimônia, como forma de valorizar a dedicação dos atletas, foi feita a entrega simbólica de uma medalha de participação para cada região do estado. “Desejamos que todos vivenciem esses dias de congraçamento, de troca de experiências e desenvolvimento pessoal”, disse o secretário.

Michereff também destacou o trabalho da Fesforte, que em 2018 completa 25 anos de fundação, cumprimentando a professora Natália Lúcia Petry, primeira mulher a assumir a presidência da Fundação. “A Fesporte tem uma trajetória de sucesso e desenvolve um trabalho fantástico que abrange todas as regiões de Santa Catarina”, acrescentou.

Estarão em disputa as modalidades de atletismo, basquete de cadeira de rodas, bocha paralímpica, natação, goalball, judô, voleibol sentado, tênis de mesa, tênis de cadeira de rodas e futebol sete. Duas modalidades serão realizadas fora UFSC. O tênis de mesa será disputado no Ginásio Capitão Waldir Schmdt e a natação será realizada no Clube Esportivo Elase.

As escolas campeãs das modalidades farão parte da seleção catarinense que participará das Paralimpíadas Escolares, que serão realizadas de 20 a 25 de novembro em São Paulo. Em 2017, Santa Catarina foi vice-campeã brasileira da competição.

Os Parajesc são uma promoção do Governo do Estado, por meio da SOL e Fesporte, em parceria com a Prefeitura de Florianópolis e Secretaria Estadual de Educação.

Compartilhe este post