Balanço Saúde e Administração

Balanço Saúde e Administração

O Governo de Santa Catarina conseguiu importantes avanços em 2018 em uma das principais pastas, a da Saúde. A principal conquista foi a redução da dívida em quase 300 milhões de reais.

Em setembro de 2017, o Tribunal de Contas apurou que a dívida da Secretaria de Estado da Saúde era de R$1,083 bilhão. Levantamento realizado em setembro de 2018 já aponta redução de 27% no déficit. De acordo com o secretário Acélio Casagrande, eficientes medidas de gestão adotadas desde o início do ano possibilitaram economia e
ampliação de estoques de medicamentos e suprimentos da pasta. Entre as medidas estão a contratação de pregoeiros, ampliação dos descritivos de editais de compra e busca ativa por fornecedores.

O fortalecimento da regionalização e, consequentemente, das vocações hospitalares, foi outra importante conquista. As novas habilitações de serviços médicos vem garantindo aos municípios catarinenses o recebimento de R$ 29 milhões, com destaque para Oncologia em São Bento do Sul, Blumenau, Rio do Sul e São Miguel do Oeste.
Atualmente, de 84% a 98% dos procedimentos são realizados na região onde o paciente reside, gerando maior resolutividade regional com relação à assistência ambulatorial e hospitalar.

Uma das maiores esperas por procedimentos eram em relação à cirurgias de catarata. Apenas em 2018, 21 mil pessoas deixaram a fila e, muitas delas, voltaram a enxergar após anos de espera.

SEA consolida projetos de modernização para a gestão pública

Com projetos voltados à redução de custos, padronização de processos e à eficiência na gestão pública, o secretário de Estado de Administração (SEA), Milton Martini, abriu o evento de apresentação de resultados de 2018, o ano da transformação digital na pasta que, internamente, é responsável por gerenciar uma série de mecanismos do Governo do Estado de Santa Catarina.

“Não somos uma secretaria de atividade fim, mas a qualidade dos nossos resultados garante rapidez e transparência nos pleitos dos demais órgãos do Governo, e estes sim, representam todos os importantes serviços que chegam até os catarinenses”, enfatizou Martini.

O secretário destaca ainda a implementação do projeto “Governo sem Papel”,
transformando todos os processos físicos em sistemas digitais. A secretaria gerencia o Sistema de Gestão de Protocolo Eletrônico (SGPe); a Gestão Documental; o Sistema Integrado de Gestão de RH (SIGRH); o Escritório de Processos (EPROC); Profisco II;

Sistema de Gestão de Veículos e o HubGov.

Mesmo que desenvolvidas no âmbito interno da SEA, as ações em cada uma destas áreas, estão ligadas à modernização dos processos que cuidam do patrimônio, materiais e serviços de toda estrutura do Governo do Estado. Desde gestões de pessoas, compras, qualidade do gasto público e frotas, atendendo também as demandas ligadas à ouvidoria geral. “Buscamos a excelência, a transparência, a redução de gastos e e um Governo mais eficiente ao cidadão”, reforçou o secretário Martini.

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