Nesta quarta-feira (23), o MDB-SC promoveu o Café do 15 com as prefeitas e vice-prefeitas eleitas pelo partido que assumirão a partir de 1º de janeiro de 2025. Organizado pelo MDB Mulher-SC, o encontro contou com a participação da senadora Ivete Appel da Silveira e de lideranças femininas do partido, como a suplente de deputada federal Ada de Luca e a presidente do MDB Mulher-SC, Dirce Heiderscheidt.
“A voz feminina é essencial na política. Historicamente, nós enfrentamos desafios para conquistar nosso espaço, mas a nossa força, determinação e capacidade de transformação fazem a diferença. No MDB, as mulheres sempre tiveram protagonismo, prova é que elegemos 13 prefeitas, seis vices e 146 vereadoras no Estado”, afirma Dirce.
A prefeita Ana Claudia Queque, de Três Barras, foi reeleita com 82,86% dos votos, sendo a mais bem votada de Santa Catarina. Indo para o seu segundo mandato, ela destacou que esse expressivo resultado reflete o trabalho realizado durante a sua gestão, com ênfase nas numerosas obras e melhorias para a região. “Enfrentamos diversos desafios, sobretudo com problemas de enxurradas no município. Porém, não desanimamos, trabalhamos para trazer soluções e recursos para as áreas de infraestrutura, defesa civil e desenvolvimento industrial”, disse.
Eleita pela terceira vez para comandar Erval Velho, Lenita Fontana, falou com entusiasmo sobre seu retorno ao cargo. Com 73 anos ela, que é viúva, foi eleita em chapa pura pelo MDB com 45,38% dos votos. “Queremos valorizar e proporcionar formação continuada aos servidores públicos, além de trazer mais inovação e modernizar a gestão municipal”.
Com 31 anos, a prefeita mais jovem eleita pelo MDB-SC foi Tainara Raitz, em São José do Cerrito. Ela, que é vereadora, conta que desde criança sempre gostou de política. “Lembro que o então governador, Luiz Henrique da Silveira, visitou meu colégio, em 2006. Na época eu morava em Santa Cecília e fomos presenteados com uma visita ao Bolshoi. Foi algo que marcou muito minha vida e hoje, ser eleita pelo MDB, o mesmo partido dele, é um imenso orgulho”.
Quem também destacou o orgulho de ser emebedista foi a prefeita eleita Danuza Rodrigues. Hoje vereadora em Matos Costa, ela assumirá o município junto com sua vice, Oderlaine, com votação de 57,50%. “O MDB sempre deu espaço para as mulheres, para candidaturas femininas. Se tem uma palavra que define nosso partido é o acolhimento e esse é nosso grande diferencial”, ressaltou Danuza.
No último pleito, pelo MDB catarinense foram reeleitas Solange Back, em Anitápolis; Neiva Tonielo, em Presidente Castello Branco; e Gislaine da Cunha, em Sombrio. Também foram eleitas Barbara Baron, em Modelo; Stela Talamini, em Urussanga; Marta Tozetto, em Coronel Freitas; Iara Perin, em Nova Erechim; Lucia Ortiz, em Correia Pinto; e Diangele Marmitt, em Princesa. Já as vice-prefeitas eleitas pela sigla foram Verônica Narita, em Treze Tílias; Samira Porto, em Capivari de Baixo; Marli Leandro, em Garuva; Carolina Gaio, Itaiópolis; Suelen Geremia, Porto União; e Vera Lúcia Matos de Freitas, em Anita Garibaldi.
No encerramento do encontro, a vice-presidente do MDB Mulher-SC, Andressa Pera, salientou que a união feminina é fundamental para que as mulheres tenham ainda mais protagonismo na política. “Estamos no partido que sempre incentivou, que sempre deu voz às mulheres, que elegeu a primeira deputada federal, a primeira vereadora do Estado. Não podemos deixar nossa história nem nosso legado morrerem, pois juntas somos mais fortes”, concluiu.