Foi aprovado na sessão desta terça-feira (1) o Projeto de Lei 260/2017, de autoria do vereador Richard Harrison (PMDB), que reconhece como de utilidade pública o Núcleo de Apoio à Vida de Joinville (Naville) – associação civil, de natureza filantrópica, sem fins lucrativos, que representa e coordena os trabalhos do Centro de Valorização da Vida (CVV). A matéria segue para sanção ou veto do prefeito municipal.
Em sua fala, defendendo a aprovação da proposta, Richard Harrison destacou a importância do trabalho realizado pelos voluntários. “Parabéns pela dedicação e pelo sentimento ao próximo. Não existe amor maior do que ouvir as pessoas. É importante esse reconhecimento, a atenção é devida e necessária porque fala da vida humana. Vocês (voluntários) têm o meu respeito e minha admiração”, afirmou.
O CVV presta serviço voluntário, gratuito, de apoio emocional e de prevenção de suicídio para todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo, por meio de contatos feitos pelo telefone 141, pessoalmente ou pelo site www.cvv.org.br.
Segundo a Organização Mundial da Saúde, mais de 800 mil suicídios foram registrados em 2015 em todo o mundo. O Brasil é o 6º em número de incidência de suicídios, com mais de 12 mil casos por ano. O posto do CVV de Joinville atende por volta de 600 casos por ano.
Utilidade Pública
São reconhecidas como de utilidade pública organizações que “servem desinteressadamente à coletividade”. Além de prestígio e credibilidade, sua declaração reconhece a relevância dos serviços prestados e propicia, entre outras vantagens, acesso a verbas públicas, isenção de contribuição ao INSS (da parte patronal) e percepção de donativos.
Mélani Schmidt