Com apoio de Dário, Senado aprova plano de recuperação para os setores de eventos e de turismo

Com apoio de Dário, Senado aprova plano de recuperação para os setores de eventos e de turismo

 

O Plenário do Senado aprovou nesta terça-feira (30), com integral apoio do senador Dário Berger, o projeto que cria o Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse). O projeto (PL 5.638/2020) contém medidas para compensar a grande perda de receitas das empresas de eventos e turismo, por causa da pandemia. Aprovada com modificações introduzidas pela relatora, a senadora Daniella Ribeiro (PP-PB), a proposta segue para nova análise da Câmara dos Deputados.

“Imagine milhões de pais e mães de família que perderam o emprego ou estão há mais de um ano sem poder trabalhar para sobreviver em decorrência da pandemia. O garçom, o músico, o segurança, a cozinheira e tantos outros assim como as empresas do segmento que geram emprego e renda e precisam de apoio para não fechar as portas. A aprovação desse projeto é uma forma de amenizar o impacto econômico e social enquanto a vacinação avança para que possamos retomar a normalidade”, destacou Dário.

O texto parcela débitos das empresas dos setores de eventos e turismo com o Fisco e estabelece outras medidas compensar a grande perda de receitas, como a alíquota zero de PIS/Pasep, Cofins, da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) e do Imposto de Renda das Pessoas Jurídicas (IRPJ) por 60 meses.

Poderão aderir ao Perse empresas de hotelaria, cinemas, casas de eventos, casas noturnas, de espetáculos, e buffets sociais e infantis. Também poderão aderir empresas que realizem ou comercializem congressos, feiras, feiras de negócios, shows, festas, festivais, simpósios ou espetáculos em geral e eventos esportivos, sociais, promocionais e culturais.

Na área do turismo, o Perse inclui agências de viagens, transportadoras turísticas, organizadoras de eventos na área, parques temáticos, acampamentos turísticos e meios de hospedagem.

Para custear os benefícios dados ao setor, o Perse prevê, além de recursos orçamentários e do Tesouro, 3% do dinheiro arrecadado com as loterias da Caixa e da Lotex e ainda recursos da emissão de títulos do Tesouro, para ações emergenciais e temporárias.

Saiba mais detalhes: https://bit.ly/3fw5Qrk

Compartilhe este post