A inclusão social foi o tema de destaque abordado em um amplo evento de mobilização que ocorreu nesta quinta-feira, 30, em Blumenau. O encontro com a presença dos quatro candidatos majoritários da coligação “SC Quer Mais” reuniu cerca de 1,8 mil pessoas de diversas cidades do Vale do Itajaí.
Para o candidato a governador, Mauro Mariani, Santa Catarina deve voltar a priorizar pautas sociais que andaram esquecidas. O emedebista citou como exemplo a necessidade de resgatar os 65 mil crianças e adolescentes que estão fora das salas de aula. “Os catarinenses precisam de um governo que os faça sonhar novamente. Essa coligação foi construída com muito respeito e compreensão. O nosso projeto busca fazer o bem ao Estado e devolver a esperança para a nossa gente. Queremos que a voz de Santa Catarina volte a ser ouvida”.
O candidato a vice-governador e anfitrião da noite, Napoleão Bernardes, ressaltou que a política é o instrumento da sociedade para transformar e gerar igualdade de oportunidades. Ele trouxe como case uma experiência blumenauense que é reconhecida em todo o país e busca a inclusão de pessoas com deficiência por meio do esporte. “Dá orgulho quando a gente percebe a realização de obras humanas que inspiram e enchem o coração de emoção. Aqui em Blumenau implantamos o Programa Paradesporto, que tem mudado para melhor a vida de muitas pessoas. São obras humanas com esta que nós queremos replicar por todo o Estado”, disse.
Os candidatos ao Senado, Paulo Bauer e Jorginho Mello, destacaram a importância da eleição de ambos para lutar, ao lado do senador Dário Berger, pelos interesses reais da população catarinense. Em seu discurso, Jorginho voltou a dizer que defende um novo pacto federativo, ampliando a destinação dos recursos públicos para os Estados e, sobretudo, municípios. Já o blumenauense Paulo Bauer citou a importância de Santa Catarina ter três senadores aliados para facilitar o apoio ao próximo governo estadual. De acordo com ele, há chance de repetir o feito de 2010. À época, ele, Luiz Henrique da Silveira e Casildo Maldaner chegaram unidos no Senado, atuando de modo conjunto sempre em defesa dos interesses dos catarinenses.
Além de Blumenau, os quatro candidatos da coligação cumpriram agendas nos últimos dias em outras sete cidades do Vale do Itajaí: Ituporanga, Rio do Sul, Ibirama, Indaial, Timbó, Gaspar e Brusque.
Presença de atletas do Paradesporto
O evento de mobilização contou com a presença de atletas do Programa Paradesporto de Blumenau, que busca promover a inclusão social, gerar bem-estar e melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência.
Referência no país, o programa envolve um dos maiores investimentos do Brasil em paradesporto escolar. Atualmente, o programa possui mais de 450 alunos, entre crianças, adolescentes e também adultos, que são instruídos por 32 professores. As aulas abrangem 11 modalidades e ocorrem em 65 polos descentralizados por todas as regiões de Blumenau, totalizando 800 atendimentos semanais.
O programa teve início em 2012, mas foi no ano seguinte, no primeiro ano de gestão de Napoleão Bernardes à frente da Prefeitura, que a iniciativa ganhou força e atingiu o seu grande objetivo, que era estar na Secretaria Municipal de Educação, pois a sua metodologia foi baseada nas diretrizes nacionais da educaçāo garantindo o direito de todos à prática de esporte no contraturno escolar.
O candidato Mauro Mariani conversou com os atletas e coordenadores da iniciativa. De acordo com ele, “um belo exemplo, como o Paradesporto de Blumenau, deve ser replicado pelo nosso Estado”.
Foto: Divulgação/SCquerMais