Com 50% de votos a mais do que o segundo colocado na eleição municipal e com o maior número de vereadores eleitos em toda Santa Catarina, o PMDB que elegeu 99 prefeitos, 71 vices e 855 vereadores consolida-se novamente como a maior força política do Estado. O balanço do primeiro turno das eleições municipais foi um dos assuntos do almoço da bancada, nesta terça-feira (4), com a presença do vice-governador Eduardo Pinho Moreira e do prefeito eleito de Laguna, Mauro Candemil e do vice Julio Willemann. De acordo com o coordenador das Eleições 2016 e líder da bancada, deputado Valdir Cobalchini, o foco agora é o segundo turno do processo eleitoral, nas cidades de Florianópolis e Joinville, com Udo Döhler e Gean Loureiro.
O PMDB conquistou cerca de 30% dos votos válidos da eleição deste ano, totalizando 1.124.240 votos em todos os municípios nos quais concorreu com candidato a prefeito. O segundo colocado, o PSD fez 763,298 e o terceiro, o PSDB, saiu das urnas com 674.911. Ainda, segundo os dados apresentados pelo coordenador, o PMDB fez 350 vereadores a mais do que os progressistas, que elegeram 496. Ao todo, 855 peemedebistas garantiram vaga nas Câmaras municipais, número que representa 29,50% do total. Em terceiro lugar, o PSD aparece com 458 eleitos, seguido do PSDB com 355.
“A força do partido e sua ampla representação estarão agora focadas no segundo turno da eleição municipal”, afirma Cobalchini.
Nas 36 cidades sedes das coordenadorias regionais do PMDB, a sigla também cresce, passando de 16 para 19 prefeitos e podendo chegar a 21 se confirmar as vitórias na Capital e em Joinville. Nos dez maiores municípios, PMDB, PSD e PSDB garantiram o mesmo número de prefeitos eleitos, dois cada. O PMDB poderá chegar a 4 prefeituras nessas cidades, no segundo turno. A sigla também garantiu o maior número de prefeitas eleitas, aumentando sua representatividade de 7 para 8. Três prefeitas do PMDB garantiram reeleição no primeiro turno, Janete Paravizi, em Arvoredo, Rosi Maldaner, em Maravilha, e Malânia Aparecida, em Vargem Bonita.
O vice-governador Eduardo Pinho Moreira, que chegou acompanhado do prefeito eleito de Laguna Mauro Candemil ao encontro, também destacou o resultado das urnas e a importância da sigla conquistas as prefeituras de Joinville e Florianópolis. O partido também participa da coligação junto ao PSDB, Napoleão Bernardes, em Blumanau. “ O PMDB teve um bom desempenho, recebendo a aprovação de mais de um milhão de catarinenses mas urnas e confirmando sua força não só no número de prefeitos eleitos, mas de vereadores”, destaca.
Os peemedebistas participam agora do segundo turno das eleições municipais concentrando esforços nas duas maiores cidades do Estado. O presidente do partido, deputado Mauro Mariani, não pode estar presente no encontro, mas pediu o empenho de todos numa ampla mobilização junto a Gean e Udo.
PMDB/SC