Com recursos viabilizados pelo senador Dário Berger, governo do estado conclui obras na Serra do Rio do Rastro

Com recursos viabilizados pelo senador Dário Berger, governo do estado conclui obras na Serra do Rio do Rastro

As obras de prevenção em 25 pontos, ao longo da SC-390, na famosa Serra do Rio do Rastro, foram concluídas. O tráfego de veículos pela rodovia, que ficou interditada por 500 dias no trecho onde havia intervenções, foi liberado nesta sexta-feira (10).

Os serviços foram executados com recursos viabilizados pelo senador Dário Berger, em 2018, com o apoio do coronel Newton Ramlow, na época Secretário Nacional da Defesa Civil em Brasília. Mas só em março de 2019, o governador Carlos Moisés entregou o termo para licitar os trabalhos que iniciaram em junho de 2020 e terminaram nesta semana.

“Lembro da nossa luta para tirar isso do papel. Convencemos o governo federal da importância da obra. Apresentamos o projeto detalhado, em abril de 2018, destacando a urgência do pleito ao coronel Newton, na Defesa Civil Nacional, e pedimos apoio para agilizar a liberação do dinheiro. Ele prontamente nos atendeu e, dias depois, assinamos o empenho dos recursos autorizando o governo estadual a iniciar os serviços”, explicou Dário.

Foram investidos R$ 19 milhões para contenção de encostas com a fixação de barreiras metálicas e grades de alta resistência onde havia risco de deslocamento de rochas podendo causar acidentes e impedir o tráfego no local, problema que era frequente na rodovia.

“A Serra do Rio do Rastro é um cartão postal do nosso estado e do Brasil. Se caracteriza como uma obra de arte na geografia catarinense, mas há muito tempo precisava de atenção do poder público, já que existiam vários pontos de deslizamentos de terra e pedras que ofereciam riscos à população e necessitavam revitalização. Fico feliz por ter contribuído com essa iniciativa tão necessária e que vai garantir a segurança dos turistas de todo o país que visitam e passam pelo local, além de potencializar o turismo na região”, destacou Dário.

Compartilhe este post