Com Sopelsa, MDB toma posse no governo de Santa Catarina

Com Sopelsa, MDB toma posse no governo de Santa Catarina

Em solenidade no Teatro Pedro Ivo, o presidente da Assembleia Legislativa, Moacir Sopelsa, recebeu de Carlos Moisés (Republicanos) o título de chefe executivo do governo do estado. A transmissão de cargo ocorreu na manhã deste sábado, 3, devido ao licenciamento de Moisés para candidatura à reeleição. Momentos antes, houve também cerimônia na Alesc, com a presidência da casa transmitida a Maurício Eskudlark (PL).

Ao lado de familiares e de suas esposas, Valentina Sopelsa e Kesia Martins, respectivamente, Moacir Sopelsa e Carlos Moisés destacaram a amizade e a parceria desenvolvidas nos últimos anos. “É um momento de muita alegria, mas também muito difícil, pois sinto o peso da responsabilidade de cuidar do povo catarinense”, disse Sopelsa em discurso emocionado, enaltecendo a gestão do governo e a oportunidade de continuar o trabalho. Moisés, por sua vez, reiterou sua total confiança no ex-prefeito de Concórdia: “não haveria pessoa mais indicada para neste período de afastamento, para exercer o cargo de governador de Santa Catarina. É um momento importante e não podemos deixar que o ritmo do estado diminua”.

Diversas autoridades marcaram presença na cerimônia, como deputados, prefeitos e secretários de estado, além dos ex-governadores Eduardo Pinho Moreira, Paulo Afonso e Leonel Pavan e de demais lideranças políticas e institucionais de Santa Catarina.
Componentes da majoritária do MDB, Udo Döller, candidato a vice-governador e Celso Maldaner, junto aos dois suplentes de sua concorrência ao Senado, Nazareno Martins (Podemos) e Edinho Bez, também estiveram presentes.

“Uma pessoa de caráter e de postura ilibada. O povo catarinense não poderia estar em melhores mãos senão as de Moacir Sopelsa”, declarou o ex-deputado federal, Edinho Bez. Sentado à plateia, Celso Maldaner exclamou: “Santa Catarina tem governador! Viva a agricultura e o agronegócio!”.

*Trajetória*

A três dias de seu aniversário, quando completa 76 anos no dia 06/09, Moacir Sopelsa assume pela primeira vez o comando do estado. Natural de Concórdia, no Oeste Catarinense, ingressou na lida política em 1982, elegendo-se vereador e também prefeito em sua cidade natal. Filho de Faustino Sopelsa e de Diamantina Michelin Sopelsa, casou-se com Valentina Terezinha Sopelsa, com quem teve três filhas, Vivian, Vanessa e Andiara.

Sempre filiado ao MDB, elegeu-se deputado estadual em 1998, tornando-se um dos parlamentares mais experientes da Alesc, com seis legislaturas consecutivas. Foi duas vezes secretário de Estado da Agricultura, secretário-adjunto da Casa Civil e secretário municipal da Agricultura, Indústria e Comércio. Em 2 de fevereiro deste ano, foi eleito, por unanimidade, presidente da Assembleia Legislativa. Caberá a Sopelsa, no dia 1º de janeiro de 2023, dar posse ao governador que será eleito neste ano.

Compartilhe este post