Através do requerimento aprovado nº 332 do deputado federal Celso Maldaner, a Comissão da Agricultura irá debater o assunto.
Após a repercussão da Operação Carne Fraca, deflagrada no último dia (17) pela Polícia Federal (PF), a Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados, através de requerimento do deputado federal Celso Maldaner (PMDB/SC) vai debater os efeitos da “Operação Carne Fraca”, que resultou em uma grave crise para o setor do agronegócio brasileiro.
Maldaner explica que o objetivo da audiência é convidar os responsáveis pela operação, além de representantes do setor de carnes para debater as causas e efeitos da investigação. “Não queremos em nenhum momento eximir as responsabilidades dos denunciados e nem criticar a ação da PF, porém a maneira como foi exposto o assunto criou uma grave crise no setor, causando prejuízos incalculáveis”.
A operação “Carne Fraca” abalou o agronegócio brasileiro que responde por 7 milhões de empregos e é fundamental para a balança comercial. Em Santa Catarina, a proteína animal representa 15% do PIB, além de ser o maior produtor nacional de carne suína e responder por 38% das exportações brasileiras do produto. Para o deputado, este fato não pode ocasionar graves prejuízos às demais empresas, tão menos aos produtores, que seguram a economia e permitem que o alimento chegue a mesa dos brasileiros.
O requerimento de nº 332 foi aprovado em reunião da comissão nesta quarta-feira (29) e em breve terá data agendada para a realização do debate com diversos convidados, incluindo o Ministro da Agricultura Blairo Maggi, representante do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor e o delegado da Polícia Federal responsável pela investigação.
Assessoria de Comunicação deputado federal Celso Maldaner