O Congresso Nacional assegurou nesta quarta-feira (17), uma indenização a profissionais de saúde que ficarem incapacitados de trabalhar após serem acometidos pela Covid-19. O projeto, aprovado pela Câmara e pelo Senado, tinha sido vetado totalmente pelo presidente da República, mas o Congresso resolveu, com a derrubada do veto, manter a indenização.
O texto prevê indenização de R$ 50 mil. Segundo o projeto, terão direito profissionais como médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, assistentes sociais, agentes comunitários, técnicos de laboratório e outros que atuam na área.
A proposta também concede o benefício aos familiares de profissionais de saúde que atuaram no combate à pandemia provocada pelo novo coronavírus e morreram em decorrência da Covid-19.
Para o deputado federal Celso Maldaner, apoiador do projeto de lei 1826/20, os profissionais da saúde estão expostos ao vírus com uma maior intensidade do que qualquer outra atividade, justamente por estarem cuidando e prestando os seus serviços em prol dos pacientes infectados com a Covid-19. “Não só aplausos, mas merecem um mínimo de segurança financeira caso venha acontecer alguma fatalidade”, defendeu.
A matéria será promulgada para virar lei ou incorporada em lei já publicadas sobre o tema.
Com informações Agência Câmara de Notícias
Raquely Benedet Cella
Assessora Parlamentar
Gabinete Dep. Federal Celso Maldaner
Av. Nereu Ramos, 75-D Edf. CPC Sls 305-307/B
89801-020 / Centro / Chapecó/SC
(49) 3329-1560 / (49) 9142-9310