A Federação Catarinense de Municípios – FECAM promoverá o Congresso de Prefeitos no período de 11 a 14 de junho, no Centrosul em Florianópolis. O maior encontro de gestores públicos de Santa Catarina aguarda mais de 1.500 lideranças em quatro dias de evento. Em atividade estarão prefeitos, vice-prefeitos, secretários e gerentes municipais, autoridades federais e estaduais, além de servidores públicos de diversas áreas estratégicas, participando de debates e conhecendo produtos, serviços e ações que fazem a diferença nas administrações públicas municipais.
Neste ano, o Congresso de Prefeitos apresenta o tema “Cidades para pessoas e soluções para municípios” com três eixos que nortearão os debates, sendo eles: Cidades Inteligentes, Gestão Eficiente e Conversa de Prefeitos.
Segundo o presidente da FECAM, Volnei Morastoni, prefeito de Itajaí, o Congresso tem novo formato, dividido por temas e com exposição de produtos e serviços tecnológicos e inovadores que levam soluções para o desenvolvimento das cidades. Além da reformulação do evento, mais dinâmico e interativo, o presidente destaca a prioridade desta edição: a troca de experiências bem sucedidas entre os gestores municipais. “Nós prefeitos temos muito que ouvir e conhecer em gestão e eficiência pública, mas também valorizar o que de bom tem sido feito em diversas prefeituras catarinenses e que podem ser aplicadas com êxito”.
O Banco de Boas Práticas, programa permanente para uso das prefeituras, será lançado oficialmente durante o Congresso e apresentará o que de melhor vem sendo desenvolvido dentro das administrações municipais. Com ele será possível, também, reconhecer e incentivar os servidores que se engajam na melhoria dos serviços públicos. “São experiências bem sucedidas desenvolvidas em diversas áreas que, com apoio da Fecam e parceiros, serão incentivadas e colocadas em prática”, destaca Morastoni.
O papel dos municípios na era da informação e evolução tecnológica será pauta de uma exposição que demonstrará uma rua inteligente. Temas como redução de custos, manutenção de infraestrutura e novos métodos de gestão são alguns dos aspectos que serão apresentados como soluções reais para os municípios.
Pela primeira vez o Congresso tratará do tema educação com atividade específica. O I Seminário Estadual de Educação com os gestores municipais vai debater e orientar as práticas na área da educação pública, tratando da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e do Plano Nacional de Educação para a educação básica.
As inscrições são gratuitas, limitadas, e devem ser feitas pelo site congresso.fecam.org.br.
Aplicativo
Outra novidade desta edição é um aplicativo que centraliza todas as informações sobre o evento, em que o participante poderá acompanhar a programação, além de avaliar os palestrantes e encaminhar perguntas para otimizar o tempo dos debates. Para baixar o aplicativo do Congresso de prefeitos é preciso entrar na App Store ou na Play Store e baixar o aplicativo da MobLee Eventos. Depois basta informar o código de acesso: congresso de prefeitos, fazer o login e aproveitar todas as funcionalidades do aplicativo.
Sobre a FECAM
A Federação Catarinense de Municípios – FECAM com quatro décadas de história, representa os municípios catarinenses com a missão de fortalecer a gestão pública municipal e o movimento municipalista. É referência no cenário nacional por formar o “Sistema Fecam”, composto por 295 municípios, 21 associações regionais, uma agência reguladora, uma escola de gestão pública, o maior consórcio de informática em gestão pública do país e o consórcio intermunicipal catarinense.
Áudio do presidente da FECAM, Volnei Morastoni, sobre o evento e o que representa para o municipalismo catarinense.