Dário assina moção de apelo à comunidade internacional por vacinas para o Brasil

Dário assina moção de apelo à comunidade internacional por vacinas para o Brasil

O objetivo é acelerar o cronograma de vacinação no país

O senador Dário Berger foi um dos 65 senadores que assinou a Moção de Apelo à Comunidade Internacional para o envio de insumos e vacinas contra a covid-19 para o Brasil. O objetivo é acelerar a imunização da população brasileira. O documento, aprovado nesta terça-feira (23) pelo Senado, será encaminhado a todos os países membros do G20, organismos da Organização das Nações Unidas (ONU), especialmente a Organização Mundial da Saúde (OMS), países da OCDE, parlamentos europeu e inglês e Congresso americano, além de embaixadores do Brasil no mundo, embaixadores estrangeiros no Brasil, empresas produtoras de vacinas, e todos os presidentes das comissões de Relações Internacionais com os quais o Brasil mantém relações diplomáticas.

“Neste que é o momento mais grave da pandemia, todos os esforços são válidos. Esse é um apelo para que possamos conseguir mais vacinas para o Brasil em um período muito breve. Precisamos de vacinação em massa com urgência e no curto prazo. Só assim poderemos vencer essa batalha. Contamos agora com a solidariedade internacional”, explicou Dário.

A Moção foi apresentada pela senadora Kátia Abreu (PP-TO), na reunião remota da Comissão Temporária da Covid-19. Presidente da Comissão de Relações Exteriores (CRE) do Senado, ela apresentou um relatório segundo o qual o Brasil precisa de 100 milhões de doses de vacinas contra a doença com urgência, para que um terço da população seja imunizada e a curva de infecção diminua.

No relatório apresentado aos senadores, Kátia menciona publicação da revista digital Science Magazine, segundo a qual 11 países compraram vacinas em número muito maior ao de habitantes, havendo assim cerca de 3 bilhões de doses que provavelmente não serão utilizadas, e uma parte desse montante poderia ser cedida para o Brasil.

A ideia dos senadores é obter as 100 milhões de doses, a fim de adiantar o cronograma de vacinações apresentado pelo Ministério da Saúde, sendo possível inclusive devolver as que sobrarem, para que outras nações também sejam beneficiadas.

“Essa moção de apelo é chamando a atenção para essa questão superimportante de que o Brasil precisa de vacina já. Como nós tivemos a 1ªGuerra, a 2ª Guerra Mundial, e o Brasil foi solidário em todas as duas (o mundo foi solidário, o mundo se uniu), nós estamos na 3ª Guerra Mundial: uma guerra sanitária que mata sem armas de fogo nem armas nucleares”, declarou Kátia.

CONFIRA A MOÇÃO NA INTEGRA: https://bit.ly/2OSYMdD

Compartilhe este post