“Democracia é exercida pelo diálogo, não por seu extermínio”, diz Cobalchini

“Democracia é exercida pelo diálogo, não por seu extermínio”, diz Cobalchini

A defesa da democracia foi a tônica do pronunciamento do deputado Valdir Cobalchini durante a sessão desta terça-feira (2) na Assembleia. O parlamentar ecoou o tom da nota emitida pela direção nacional do partido em repúdio ao acirramento do clima político do país. Ele condenou as manifestações “cada vez mais radicais” e emendou sugerindo que “nada de bom advém desse tipo de posicionamento”.

— Democracia é exercida pelo diálogo, não por seu extermínio. Todos precisam dar exemplo em favor da pacificação — disse.

Para o deputado, a sociedade espera que cada agente político cumpra seu papel: quem foi eleito para governar, que governe; quem não foi, que faça oposição. O raciocínio é estendido para as instituições, imprescindíveis para o ordenamento social.

— Nada se resolve com pancadaria, intimidação e agressões. Radicalização não leva a nada — declarou.

Cobalchini ainda lembrou o início de sua atuação política, nos anos 1980, como assessor do então deputado federal Casildo Maldaner no período final da ditadura militar. Naquela época, recordou ele, “o MDB já lutava há duas décadas pelo retorno da democracia plena” e foi protagonista em momentos cruciais como a eleição de Tancredo Neves – dando fim ao revezamento de generais na presidência da República – e a campanha nacional pelas Diretas Já. Mais adiante, o partido apoiou a implantação do Plano Real, que resultou na estabilização da economia.

Compartilhe este post