Deputado Peninha tem encontro com encarregado de negócios da Ucrânia no Brasil

Deputado Peninha tem encontro com encarregado de negócios da Ucrânia no Brasil

Parlamentar está preocupado com a situação das famílias que terão filhos com a ajuda das barrigas de aluguel

Com o objetivo de prestar solidariedade à Ucrânia, o deputado federal Rogério Peninha Mendonça (MDB/SC) esteve com o encarregado de negócios da Ucrânia, Anatoliy Tckach, que substitui o Embaixador. O encontro aconteceu nesta quarta-feira (09), em Brasília. O deputado faz parte do Grupo Parlamentar de Amizade Brasil/Ucrânia.

Uma das principais preocupações manifestadas por Peninha foi o destino das mães de barriga de aluguel, que geram filhos de pais brasileiros, prática permitida naquele país. “Com a situação que vem ocorrendo, muitas crianças não conseguem chegar até as famílias brasileiras. Com o visto humanitário que nosso país está concedendo, há a possibilidade de deportar essas mulheres grávidas para cá”, explicou.

O encarregado de negócios agradeceu a solidariedade e pediu para que o Brasil continue com as sanções contra a Rússia, no intuito de incentivar um cessar fogo o quanto antes. “A Ucrânia sempre foi a favor de uma solução política da crise e está pronta para negociar”, afirmou Anatoliy.

Posicionamento brasileiro

Peninha sugeriu que seja marcado um encontro com o Ministério de Relações exteriores para tratar do tema. O deputado reforça que é preciso diplomacia para não prejudicar as relações do Brasil com os países envolvidos, como é o caso da importação de fertilizantes, que pode afetar severamente a produção agrícola nacional. “Há muitos inocentes envolvidos nesta guerra e queremos que a paz se restabeleça imediamente”.

Compartilhe este post