Diferença entre projetos de autonomia do BC é status de ministro, diz Maldaner

Diferença entre projetos de autonomia do BC é status de ministro, diz Maldaner

O deputado federal Celso Maldaner iniciou a quarta-feira (16) de trabalho em Brasília em um encontro com o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, na residência oficial da presidência da Câmara dos Deputados onde foi abordado projetos ligados a economia, entre eles a Autonomia do Banco Central, o qual vem trabalhando desde o ano passado.

O projeto enviado pelo executivo é muito semelhante ao que Maldaner está desenvolvendo, “por isso iremos trabalhar em conjunto para que possamos apreciar e aprovar o texto ainda neste primeiro semestre”, divulgou em suas redes sociais. A ideia é apensar o projeto do governo à proposta já relatada por ele na Câmara, obtendo uma tramitação mais rápida.

De acordo com Maldaner, a principal diferença entre o projeto encaminhado pelo governo e a proposta que já está na Câmara, relatada por ele, diz respeito ao status de ministro para o presidente do Banco Central, o que é ajustável.

Projeto de Autonomia:

Segundo Maldaner, o Banco Central autônomo vai permitir que sejam utilizados instrumentos para colaborar com as metas da inflação e o controle das taxas de juros.  O projeto dispõe sobre os requisitos para o exercício dos cargos de diretoria e presidência do Banco Central do Brasil. “Com a mudança, podemos ainda abrir espaço para redução de juros e manutenção de taxas em níveis baixos, pois estamos dando mais credibilidade ao Banco Central e a política monetária, fortalecendo a economia e garantindo aos brasileiros, um custo de vida mais leve”, concluiu.

Compartilhe este post