Embrapa Suínos e Aves presente na Frente do Agro

Embrapa Suínos e Aves presente na Frente do Agro

Importador de alimentos na década de 1970, o Brasil é hoje uma potência agrícola mundial, responsável pela alimentação de 800 milhões de pessoas em mais de 160 países. As exportações trouxeram para o mercado brasileiro a competição internacional, desafiando nossos agricultores a pertencerem nos grupos de melhores do mundo.

Para falar destes números, do modelo agrícola, baseado em ciência, tecnologia e inovação implementado no Brasil, o deputado federal Celso Maldaner convidou a Embrapa Suínos e Aves – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, a participar de um encontro com membros da Frente Parlamentar da Agropecuária – FPA da Câmara dos Deputados nesta terça-feira (23).

Maldaner explica que a Frente tem conhecimento dos números e que a apresentação da Embrapa só reforça a importância de quantificar o trabalho que é desenvolvido. “Além de enaltecer que o agro é o setor que mais cresce no país e que mais contribui com o nosso PIB, demonstrar as nossas riquezas nunca é demais”, agradecendo a participação da Embrapa no encontro – empresa responsável também pela pesquisa de produção agropecuária no país que torna o Brasil um dos campeões em produtividade.

Se tratando em questão sanitária e eficiência da produção, a Embrapa também é responsável pela pesquisa e desenvolvimento do melhoramento genético dos animais visando a adaptação destes para o clima tropical e o oferecimento de raças mais resistentes às pragas e doenças. Assim, com animais mais adaptados e potencialmente mais desenvolvidos, o Brasil é capaz de aumentar sua exportação, garantindo dessa forma, a adoção de boas-práticas na agropecuária e rotatividade econômica.

Números:

O Brasil é responsável por 17% da produção mundial de carne bovina, liderando o mercado internacional em relação a quantidade de carne embarcada. No setor de aves, é o 3º maior produtor marcando 16% do índice mundial, e também lidera a exportação.

Já na carne suína, é o 4º maior produtor e também o 4º no embarque, com destaque para a produção no Sul do país, representando 68,92% de todo o abate no Brasil, tendo o seu produto reconhecido internacionalmente com algumas indústrias atendendo os mercados mais sofisticados e exigentes do mundo como por exemplo a Coréia do Sul e o Japão.

A Embrapa, representada por sua chefe geral – Janice Zanella, ressalta que por trás desses números, está a ciência e a pesquisa. As instituições de ensino públicas e privadas, em parceria com a extensão rural, conseguiram desenvolver um sistema robusto de inovação que anda junto com toda esta pujança do agro.

Mais informações:
Raquely Benedet Cella

Assessora Parlamentar

Gabinete Dep. Federal Celso Maldaner

Av. Nereu Ramos, 75-D Edf. CPC Sls 305-307/B

89801-020 / Centro / Chapecó/SC

(49) 3329-1560 / (49) 99142-9310

www.celsomaldaner.com.br

Compartilhe este post