Emedebistas apresentam dúvidas quanto à condução de ações na saúde

Emedebistas apresentam dúvidas quanto à condução de ações na saúde

Escolhidos para representar a Bancada do MDB na comissão especial criada na Assembleia Legislativa para acompanhar as ações do governo durante a vigência do decreto de calamidade em função da pandemia da covid-19, a deputada Ada De Luca e o deputado Volnei Weber apresentaram questionamentos que devem seguir para o Executivo após reunião programada para a manhã desta sexta-feira (24).

Ada focou especialmente na questão dos leitos de UTIs e na criação de hospitais de campanha. Quer saber quanto o governo gasta por leito, e quanto gastará com futuros contratos por leito/dia. Também pediu detalhes do custo estimado para funcionamento de hospital de campanha e por qual razão o governo preferiu não destinar tais recursos para hospitais tradicionais, com possibilidade de expansão de enfermarias e de UTIs.

Sobre a transparência nas licitações, a deputada questiona se a Controladoria Geral e a Secretaria de Integridade e Governança do próprio governo providenciaram alguma investigação sobre processos em andamento, ou do que foi suspenso para implantar o hospital de campanha da Marejada, em Itajaí. Outra dúvida de Ada é sobre os investimentos no período em favor de mulheres que enfrentam situação de vulnerabilidade social.

Volnei Weber pergunta se existem diretrizes e orientações para o enfrentamento da pandemia do coronavírus. Em caso afirmativo, se são apenas para a administração direta ou se alcançam hospitais contratados e organizações sociais (OS) que trabalham para o governo. Em caso negativo, se há possibilidade de o Executivo editar decreto neste sentido. Além disso, o deputado cobra explicações sobre planos de contingenciamento para as equipes da saúde, com a contratação emergencial de mais profissionais.

O parlamentar busca respostas para saber se há protocolos de transferência de pacientes e comunicação com hospitais privados e com os municípios sobre essa questão, bem como quanto aos kits de diagnóstico da covid-19, respiradores mecânicos e insumos de proteção das equipes da saúde, e sobre o planejamento sobre testagem em massa de profissionais da saúde e da população. Weber ainda questiona a possibilidade de transferências financeiras aos municípios com mais de 100 mil habitantes, para que montem centros de triagem e hospitais emergenciais.

Compartilhe este post