Encerrando o ano do cinquentenário PMDB reúne bancadas, ex-deputados e ex-senadores

Encerrando o ano do cinquentenário PMDB reúne bancadas, ex-deputados e ex-senadores

Para marcar o encerramento das atividades do cinquentenário do PMDB catarinense, o Diretório Estadual do partido reuniu, nesta segunda-feira (5), suas bancadas estadual e federal e os ex-deputados e ex-senadores que ajudaram a construir a história da sigla. O evento foi realizado no Auditório Antonieta de Barros, na Assembleia Legislativa.

O presidente de honra do PMDB e coordenador das ações do cinquentenário, ex-governador Casildo Maldaner, explicou que o ato de encerramento é uma forma de reunir e agraciar líderes deram sustentação à sigla nos processos legislativos durante as últimas décadas. “ Um momento reencontro com a nossa história”, destacou.

Luto – Diante da tragédia que assolou Santa Catarina na última terça-feira (29), os peemedebistas também prestaram homenagem às vítimas. O ex-deputado pelo PMDB, Delfim de Pádua Peixoto Filho, faleceu no acidente com o avião que transportava a delegação da Chapecoense para a Colômbia. Ele seria um dos homenageados.

HOMENAGENS – Ao todo 137 nomes foram lembrados pela atuação no enfrentamento à ditadura, na construção e consolidação dos ideais democráticos que norteiam o partido desde sua fundação, em 1966.

Em abril deste ano, mês em que o partido comemorou o aniversário de 50 anos de fundação, os peemedebistas reuniram lideranças históricas em Sessão Especial também na Assembleia Legislativa.

 

Cada parlamentar e ex-parlamentar recebeu um certificado  em homenagem a sua história no PMDB.

Na abertura do evento, o ex-governador Casildo Maldaner também lembrou a implantação do primeiro gabinete regional no estado, no dia 23 de abril de 1966, ainda sob a denominação de Movimento Democrático Brasileiro. “O início não foi nada fácil, mas aos poucos e, com a ajuda até mesmo de companheiros de outros partidos, começamos a restabelecer a democracia no país. Por isso fazer bem lembrar os antigos companheiros e também os que já partiram. Faz bem reverenciarmos essa história.”

Líder do partido no Legislativo estadual, o deputado Valdir Cobalchini também fez questão de ressaltar a importância dos primeiros integrantes da sigla. “Devemos muito a esses que foram os precursores e abriram os caminhos para nós, por isso estamos reverenciando suas histórias e dizendo que o partido reconhece a contribuição de cada um.”

Pensamento semelhante foi apresentado pelo vice-governador do Estado, Eduardo Pinho Moreira. “O PMDB tem uma trajetória muito intensa, de luta por conquistas sociais e fazer parte deste time, dessa história, é muito importante.”

Momento atual

Em meio à cerimônia, o ex-governador Paulo Afonso Vieira observou que o PMDB é o único partido do país a completar cinco décadas de atividades de forma ininterrupta e chega a 2016 mostrando vigor. “Somos um dos partidos mais longevos do país e chegamos aos 50 anos com mais de 100 prefeitos eleitos e uma ampla bancada estadual e federal, um senador e o atual presidente da República. Então, vive bem o PMDB.”

A secretária de Estado da Justiça e Cidadania, Ada Faraco de Luca, que participa da legenda há 44 anos, se disse emocionada por participar do evento e por poder reencontrar antigos companheiros de militância. Sobre o atual momento vivido pelo partido, Ada, que preside o PMDB Mulher, destacou o crescimento da participação feminina no cenário político catarinense. “Sinto um grande orgulho em ver isso acontecer, em ver a mulher mostrando o seu valor também na política, ocupando esses espaços.” Além de duas vagas na Assembleia Legislativa, as peemedebistas conquistaram nas eleições de outubro deste ano 8 prefeituras e 137 cadeiras nas câmaras municipais.

PMDB/SC

 

 

 

Compartilhe este post