Ex-deputado Walmor de Luca morre aos 81 anos

Ex-deputado Walmor de Luca morre aos 81 anos

Um emedebista que ajudou a construir a identidade do partido porque sempre entendeu o que significava ser do MDB. Assim pode ser definido o ex-deputado Walmor de Luca, que morreu nesta segunda-feira, aos 81 anos, vítima de infarto. O velório ocorre a partir das 16h no Cemitério do Itacorubi, em Florianópolis. Depois, o corpo será levado para Içara, onde as homenagens recomeçam às 7h de terça no Crematório Millenium. A cerimônia de despedida está marcada para 16h.

Farmacêutico bioquímico de formação, Walmor foi um dos fundadores do MDB em Içara, pelo qual despontou para a política em 1966, elegendo-se vereador. Seria o início de uma trajetória coroada com quatro mandatos consecutivos (1974-1990) como deputado federal. Durante este período, a carreira parlamentar foi interrompida apenas em 1989 para assumir a secretaria estadual da Saúde a convite do governador Pedro Ivo Campos.

Voltou a ocupar a pasta na gestão de Paulo Afonso Vieira e, fora da Câmara, ainda presidiu a Telesc (1993-1995) e a Casan (2003-2011), entre outros cargos ocupados. Walmor deixa a esposa, a deputada estadual Ada, duas filhas e três netas. Sua partida entristece também uma legião de militantes que, com ele, aprenderam que a nobreza da política transcende partidos e ideologias. A toda família, nossos sentimentos.  

Compartilhe este post