Ex-vice-governador José Augusto Hülse morre aos 82 anos

Ex-vice-governador José Augusto Hülse morre aos 82 anos

Santa Catarina perdeu nesta quinta-feira (8) um grande homem público. Aos 82 anos, o ex-vice-governador do Estado e ex-prefeito de Criciúma José Augusto Hülse morreu de insuficiência respiratória nesta manhã. Ele estava internado no Hospital São João Batista, na cidade que administrou de 1983 a 1988. O velório ocorre no teatro Elias Angeloni a partir das 15h e o sepultamento será na sexta, às 9h, no Cemitério Municipal de Criciúma.

Nascido em Tubarão, Zé Augusto – como era carinhosamente conhecido – tinha a política no DNA. Era sobrinho do deputado e governador Heriberto Hülse (1958-1961) e primo de Ruy, também deputado e presidente da Assembleia Legislativa catarinense (1960). Formado em engenharia, elegeu-se para a prefeitura de Criciúma pelo MDB em 1982. Sua gestão se caracterizou pelos investimento sociais, razão pela qual é lembrado até hoje pelas classes mais populares.

Hülse foi ainda secretário estadual de Infraestrutura entre 1990 e 1991, durante o governo Casildo Maldaner, e de Transportes e Obras sob o comando de Paulo Afonso (1994-1998) – de quem era vice (à direita na foto, sendo observado pelo assessor Gentil da Luz, então presidente da JMDB). Sempre pelo MDB, concorreu a deputado federal em 1988, ficando como suplente. Na eleição seguinte, disputou vaga na Alesc pelo PDT e novamente conquistou a suplência. Atualmente, estava afastado da política.

Compartilhe este post