Extremo oeste debate a implantação de uma UMIPTT

Extremo oeste debate a implantação de uma UMIPTT

Atendendo a um convite do deputado federal Celso Maldaner, o Diretor Executivo de Inovação e Tecnologia da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa – Apes Falcão Perera veio ao extremo oeste na manhã desta sexta-feira (27) para expor a funcionalidade da UMIPTT – Unidade Mista de Pesquisa e Transferência de Tecnologia da Embrapa. A unidade consiste em trabalhos desenvolvidos em parceria com instituições de ensino e pesquisa.

Maldaner explica que objetivo é, em conjunto com as unidades educacionais da região, implantar uma UMIPTT com foco principal na bovinocultura de leite ponte forte da região, auxiliando os produtores e indústria, através de estudos, análises e pesquisas, a incrementar a produtividade, a eficiência e a qualidade do produto.

“Saímos do encontro fortalecidos, na certeza de que tão logo possamos implantar uma unidade no extremo oeste catarinense”, destacou o deputado.

Federalização da SC 163

Por organização da Comissão de Finanças e Tributação da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, com a presença do diretor do Deinfra – Paulo França, deputados estaduais, lideranças municipais e comunitárias, o deputado federal Celso Maldaner participou de um debate na manhã desta sexta-feira (27), na Câmara de Vereadores de Itapiranga sobre a Federalização da SC 163 – trecho de São Miguel do Oeste a Itapiranga.

Maldaner explica que a transferência deste trecho para o Governo Federal se deu através da Lei 16.127/2013 de autoria do Governo do Estado, mas infelizmente o governo federal ainda não assumiu os 66 km devido a tramites burocráticos. Para ele, entraves como desapropriações e repasses da SC para o DNIT entravam o processo. O restante da rodovia já é BR.

O trecho catarinense da BR 163 no extremo oeste catarinense necessita urgentemente da retomada das obras de recuperação. “Não podemos falar da 163, sem citar este trecho que necessita do olhar do governo federal. A obra que está abandonada e agora foi incluída no programa “Avançar” que prevê investimentos do governo federal em obras inacabadas, mas precisamos garantir os recursos. Estamos prestando nosso total apoio para que o governo assuma de fato a responsabilidade pelo trecho e tão logo retome as obras no extremo oeste”, destacou o deputado.

Compartilhe este post