Fundos previdenciários poderão conceder empréstimos consignados

Fundos previdenciários poderão conceder empréstimos consignados

A Comissão de Seguridade Social e Família aprovou na semana passada o Projeto de Lei 7766/10 de autoria do deputado federal Celso Maldaner que permite, exclusivamente para segurados, o empréstimo consignado com recursos de fundos previdenciários de servidores da União, dos estados e dos municípios.

O projeto altera a Lei dos Regimes Próprios de Previdência Social (9.717/98). Segundo essa lei, as contribuições e os recursos vinculados a esses fundos só podem ser utilizados para pagamento de benefícios previdenciários e de despesas administrativas.

A legislação vigente também proíbe a utilização de recursos dos fundos integrados de bens, direitos e ativos – com finalidade previdenciária – para empréstimos de qualquer natureza, inclusive à União, aos estados, aos municípios, a entidades da administração indireta e aos respectivos segurados.

“As atuais regras de aplicação financeira [dos fundos previdenciários] atendem às expectativas, mas poderiam ter uma abertura maior que permitisse o empréstimo consignado de recurso do fundo exclusivamente para seus segurados”, argumenta Celso Maldaner.

Tramitação
O projeto, que tramita em caráter conclusivo, já foi aprovado também pela Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público e ainda será analisado pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Com informações Agência Câmara

Compartilhe este post