Fux defende mandato de dez anos para ministros do STF

Fux defende mandato de dez anos para ministros do STF

Mudança está prevista na PEC apresentada pelo Deputado Peninha que acaba com a vitaliciedade do cargo e prevê concurso público para a escolha da Corte

O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), defendeu mandato de dez anos para a Corte. A manifestação positiva à mudança foi feita durante entrevista ao programa “Em foco”, da GloboNews, com a jornalista Andréia Sadi.  A tese encontra apoio no Congresso Nacional, onde tramita uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) apresentada pelo deputado Rogério Peninha Mendonça (MDB/SC).

“Eu fiquei muito satisfeito em saber que o ministro já demonstrou apoio ao fim da vitaliciedade do cargo. A cada dia fica mais evidente a necessidade de mudança nesse formato. Vejo que estipular mandado de uma década seria uma ótima forma de promover maior rotatividade entre os membros do STF, o que garante, inclusive, a oportunidade de um grupo maior de magistrados ingressar no Supremo”, argumenta Peninha.

Além de acabar com a vitaliciedade do cargo, o texto institui que a escolha dos magistrados seja feita por meio de concurso público. Atualmente, a Corte é composta de ministros escolhidos livremente pelo Presidente da República, nomeados mediante aprovação do Senado, numa investidura vitalícia. Para disputar uma vaga, o candidato deverá ter entre 35 e 65 anos de idade, notável saber jurídico e reputação ilibada. Ainda, de acordo com o texto, serão exigidos no mínimo 15 anos de exercício de atividade em Direito. O concurso será de provas e títulos.

“O Judiciário sofre com tráfico de influência, não é justo um modelo em que o indicado julgue as ações de quem o indicou. A PEC 413, de 2018, está pronta para apreciação na Comissão de Constituição e Justiça e o texto está sendo recebido muito bem pelos parlamentares. Tenho convicção de que assim que ele for pautado em Plenário, terá maciço apoio na Câmara Federal”, comenta o autor.

Compartilhe este post