Grando aprovado para presidir a Aresc

Grando aprovado para presidir a Aresc

O advogado e jornalista João Carlos Grando teve seu nome aprovado nesta quarta-feira pela comissão especial da Assembleia Legislativa composta para analisar sua indicação à presidência da Agência Reguladora de Serviços Públicos de Santa Catarina (Aresc). Emedebista que disputou várias eleições representando o extremo-oeste, ele se licencia do partido para assumir a função. Os cargos de presidente e diretor da agência são indicados pelo governador do Estado e submetidos à apreciação do parlamento estadual.

 

A Aresc atua na regulação dos serviços públicos de saneamento básico, recursos hídricos, recursos minerais, gás natural, energia elétrica, além de outros serviços delegados pela União, estados e municípios. A agência é uma autarquia especial, vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, com autonomia administrativa, financeira, técnica e patrimonial, além da estabilidade do mandato dos dirigentes, que poderão exercer um mandato de quatro anos, permitida uma recondução.

 

Grando já foi diretor do Badesc, atuou no BRDE, trabalhou no Senado e na Câmara dos Deputados, sempre próximo do ex-deputado federal e senador Neuto de Conto. Em sua apresentação na comissão, afirmou que atuará buscando “o equilíbrio econômico e financeiro, tanto para consumidores quanto para as empresas que executam os serviços”.

 

Grando apresentou requerimento do seu pedido de desligamento da instância partidária. O deputado Valdir Cobalchini, que presidiu a comissão especial, esclareceu que a lei estadual permite a posse imediata do presidente da Aresc após emissão de ofício do Tribunal Regional Eleitoral.

 

Foto: Solon Soares / Agência Alesc

Da Assessoria da Bancada estadual, com informações da Agência Alesc

Compartilhe este post