Homenagem da família emedebista ao senador e sempre governador Casildo Maldaner

Homenagem da família emedebista ao senador e sempre governador Casildo Maldaner

Gratidão Casildo!!

 

Olhos claros, de choro fácil. Mãos tremulas nos últimos tempos. Do chimarrão na mão. Do paletó quadriculado. Do sorriso espontâneo. Da dança alegre. Da risada irreverente. Vestia o 15 do seu MDB em sua presença expressiva. Casildo era risada, sensibilidade, emoção. Era nosso amigo! Casildo Maldaner é a história de Santa Catarina. Casildo é a melhor definição do MDB. Apaixonado pela vida pública. Intenso!

Quem com ele conviveu tem uma história para guardar. Um momento para compartilhar. A família do MDB era a sua. Seu orgulho. Quem não o viu chorar nas derrotas e sorrir nas vitórias? Como não lembrá-lo dançando “É o 15, é o 15, é o 15. Vivo! Forte, contagiante… Sem dormir, sem curvar-se às dificuldades. A mão no ombro companheiro era a sua marca. O Casildo da poesia, da frase de efeito, da história viva. O presidente de honra, que na sua longa vivência política encontrava sempre a ponderação coerente.

Viveu para o MDB. Progressista, defensor de mais igualdade social, combateu o bom combate. Famoso pelo diálogo, pela construção participativa. Foi arquiteto de alianças que deram a Santa Catarina e ao Brasil um passado de realizações. Um futuro de ensinamentos. A política é construção, é vivência, é trabalho. Dedicação. Foram 79 anos…

Casildo era único, como descrito pelo ex-governador Luiz Henrique: “não se vai encontrar em todo o Brasil um companheiro igual a ele. O Casildo é símbolo de esperança, que é fundamental na política. Símbolo da lealdade e de solidariedade. O Casildo brincalhão não representa a firmeza e seriedade que ele tem nas suas ações”.

Amigo, alegria e ao mesmo tempo sabedoria. De vereador a senador da república, circulou com humildade em todos os ambientes da política catarinense e nacional. Foi conselheiro, bastidor e protagonista. Especialista na arte de ouvir. Conciliador! Uma figura ímpar. Vereador, deputado estadual, federal, vice-governador, governador, senador e presidente de honra do MDB. Aliás, ao falar em MDB falamos em sua família. E que honra!

Dona Ivone Maldaner sabe como poucos como Casildo amou a política. Josaine, Jandrey e Janiara, obrigada por dividirem conosco a figura de um pai preocupado, amigo e presente. Joanna, Joaquim, Jessica, Emília e Otto, Orgulhem-se! O avô de vocês vive nas páginas de Santa Catarina.

Sem nunca esquecer da sua origem humilde e da jornada que o levou até o mais alto cargo público do Estado de Santa Catarina, o ex-governador despediu-se acamado. A pandemia tirou dele uma de suas maiores alegrias: a vida partidária. Faltava-lhe a estrada, o olho no olho, o gasto da sola do sapato.

Foram mais de 50 anos de vida pública, que há poucos dias Casildo definiu como “um casamento que exigiu compromisso, responsabilidade, amor e fidelidade”.

Ao olhar a história do senador Casildo Maldaner, a tristeza de sua partida mistura-se com a alegria de seu legado. O companheiro de Pedro Ivo, o governador do Oeste. O representante da escola de Ulysses Guimarães. Um conselheiro político. O parceiro de Luiz Henrique. O homem do diálogo, o emedebista raiz. O Casildo do 15, é alegria, e com alegria plena agradecemos sua mensagem, sua amizade e sua herança…

 

O MDB vive na história de seu sempre governador. Do governador itinerante!

 

Pai, avô, esposo e nosso sempre presidente de honra. A você,  nossa  Gratidão!

 

Despede-se a família do MDB de Santa Catarina.

Compartilhe este post