Com foco em 2020, MDB-SC promove encontros com juventude e mulheres

Com foco em 2020, MDB-SC promove encontros com juventude e mulheres

O MDB-SC lança nesta semana o projeto Somos TransformAção, que vai promover dez encontros regionais voltados à juventude do partido (JMDB) e ao MDB Mulher, estimulando e capacitando sua participação nas eleições do ano que vem. O primeiro evento da série está marcado para o próximo dia 31 em Trombudo Central, englobando toda a macrorregião do Vale do Itajaí.

– Sabemos da força e importância desses segmentos para a sociedade catarinense, por isso temos o dever de aperfeiçoar, incentivar e dar todas as condições para sua efetiva participação política nos processos partidários – destaca o presidente estadual da sigla, deputado federal Celso Maldaner.

O MDB catarinense é o partido que reúne mais prefeitas no Estado, oito. Das 389 vereadoras eleitas em Santa Catarina, 127 são emedebistas. Na Assembleia Legislativa, a legenda conta com a parlamentar com o maior número de mandatos, a deputada estadual Ada De Luca, vitoriosa nas quatro últimas eleições. Não à toa, como lembra a presidente do MDB Mulher, Dirce Heiderscheidt, o embrião do projeto Somos TransformAção foi um encontro com mais de 150 filiadas realizado em março em Águas Mornas.

– Entendemos que precisamos organizar e capacitar os segmentos na base e preparar sua participação na eleição de 2020. Estamos levando conhecimento por meio de palestras e um debate de ideias diante do novo cenário político pós-2018 – afirma ela.

Com 141 vereadores e nove prefeitos com idade entre 19 e 34 anos, o MDB é também o partido com mais eleitos dessa faixa etária em Santa Catarina. São jovens como Edilson Miguel Volkweis, que, aos 28 anos, tornou-se o prefeito mais moço do Estado ao ganhar a corrida para administrar a cidade de Princesa. Ou Filipe Alexandre Schmitz, de Antônio Carlos, o caçula entre os vereadores catarinenses, com apenas 19 anos.

– A juventude do MDB-SC tem muito a contribuir com o processo eleitoral de 2020. Os encontros serão nosso chamariz e é partir daí que estaremos nos preparando para o pleito, com mobilização, candidaturas jovens e em busca da reoxigenação partidária. A JMDB é parceira nesse processo e estará junto aos líderes para que possamos levar o MDB a permanecer com o maior número de prefeituras e de vereadores em Santa Catarina – garante o presidente da JMDB, vereador Paulo Basílio, de Canoinhas.

Os encontros regionais vão até o final de novembro. Em dezembro, encerrando as mobilizações, a JMDB e o MDB Mulher realizam suas convenções estaduais, na Capital.

Compartilhe este post