Janela partidária confirma MDB como o maior partido de SC

Janela partidária confirma MDB como o maior partido de SC

O MDB-SC cresceu e agora tem 843 vereadores, conforme a janela partidária encerrada no último sábado. O número, embora represente apenas um a mais do que antes do fim do período permitido para troca de legenda, deve ser comemorado pelos emedebistas, avalia o presidente estadual da sigla, deputado federal Celso Maldaner.

— Não fazemos parte do governo, perdemos duas cadeiras na Câmara Federal, temos só um senador, não fomos para o segundo turno na eleição para governador e surgiram novos partidos como o PSL e o PL, do qual inclusive ajudamos a eleger Jorginho Mello para o Senado. Pois mesmo com tudo isso, ainda aumentamos nosso total de vereadores — analisa.

Maldaner atribui o resultado ao trabalho da bancada de nove deputados estaduais, das 36 coordenadorias regionais do partido e dos presidentes dos diretórios municipais. Sem esquecer, ressalta ele, da atenção que os três deputados federais e o senador Dário Berger dão às demandas de cada cidade catarinense.

Um exame mais detalhado na movimentação de filiações revela que a quantidade de vereadores emedebistas subiu em 60 municípios, caiu em 62 e permaneceu estável em 173. A coordenadoria regional de Itajaí, formada por nove cidades, foi a que registrou a maior alta: 44%, pulando de 18 para 26 vereadores. Em seguida, aparecem Curitibanos (21%, passando de 14 para 17 em cinco cidades) e Dionísio Cerqueira (20%, de 15 para 18 em seis cidades).

No sentido oposto, a queda mais expressiva ocorreu na soma dos seis municípios que compõem a coordenadoria regional de São Joaquim: de 15 para oito vereadores, uma redução de 47%. Grande Florianópolis vem na sequência, com -15% (de 47 para 40 em 13 municípios).

— São duas regiões onde não temos nenhum deputado estadual ou federal. Na Grande Florianópolis há o senador Dário Berger, mas ele tem que olhar – e está fazendo isso muito bem – para o Estado todo, não apenas para sua base. A saída do prefeito Gean Loureiro do partido também nos enfraqueceu muito, basta dizer que na Capital perdemos quatro vereadores — observa Maldaner.

Para reverter o quadro, o presidente planeja intensificar a atuação do MDB, contando com a colaboração dos ex-governadores Eduardo Pinho Moreira, Paulo Afonso Vieira e Casildo Maldaner e com o empenho de Berger. A preocupação com esses casos pontuais, porém, não abala a confiança na meta de eleger 120 prefeitos e mil vereadores.

— Iniciamos 2020 com o pé direito. Além de filiarmos os prefeitos de São Miguel da Boa Vista e de Santa Cecília, vencemos a eleição suplementar para a prefeitura de Laurentino realizada em março. Com o número de vereadores que mantivemos e a história que o MDB tem em Santa Catarina, acredito muito que iremos atingir nosso objetivo.

Compartilhe este post