O deputado federal Ronaldo Benedet garantiu junto a diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) a aprovação da metodologia de subvenção tarifária a ser aplicada às cooperativas permissionárias de distribuição. Trata-se da Lei nº 13.360/2017. A metodologia foi criada em novembro de 2016 e, desde então, o parlamentar vem trabalhando intensamente pela aprovação, juntamente com Cooperativas permissionárias de Eletrificação de Santa Catarina e suas representações.
“Este ano conseguimos o desconto para a cooperativa de Içara que é concessionária, ajudando muito os cooperados, pois era a energia mais cara de Santa Catarina. Depois de muita luta, conseguimos que a Aneel não aumente anualmente em 20% a energia para as restantes cooperativas. Essa foi uma luta incansável, juntamente com as cooperativas de Santa Catarina”, destaca Ronaldo Benedet.
Em 2016 a Annel determinou que o preço médio do aumento da tarifa anual seria de 20%, partir disso as cooperativas passaram a reivindicar que o aumento fosse somente de 10%, e buscaram ajuda do deputado Ronaldo Benedet.
“O nosso cooperado será beneficiado. O objetivo não é ter dinheiro em caixa, e sim não onerar o nosso cooperado. Essa luta não vai representar mais dinheiro no caixa”, destaca o presidente da Coopera, Walmir Rampinelli.
Atualmente, o Brasil conta com 52 cooperativas permissionárias de distribuição de energia elétrica. Elas estão localizadas em seis estados: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Sergipe.
Participaram efetivamente dessa conquista a Organização das Cooperativas de Santa Catarina, e a Federação das Cooperativas de Santa Catarina (Fecoerusc), com o presidente Nilso Pedro Pereira e o superintendente Adermo Francisco Crispim. Além do presidente da Coopera, Walmir Rampinelli, o presidente da Coorsel, Ivanir Vitorassi e João Vanio Cardoso, presidente da Cergral que representaram as demais cooperativas do Estado.
Acompanhe mais detalhes no site da Organização das Cooperativas do Brasil: http://www.ocb.org.br/noticia/
Assessoria de Imprensa deputado federal Ronaldo Benedet