Acompanhado de alguns colegas, membros da Frente Parlamentar da Agropecuária, o deputado federal e coordenador de agricultura familiar da frente, Celso Maldaner, participou de uma audiência com o Subsecretário de Política Agrícola e Meio Ambiente do Ministério da Economia – Rogério Boueri sobre o Fundo de Aval Coletivo, instrumento que está sendo criado para resolver a questão do endividamento agrícola.
Maldaner explica que trata-se de uma importante proposta que funciona muito bem em diversos países, cuja intenção é ter junto aos produtores rurais um fundo para servir de garantia aos empréstimos, facilitando e barateando o acesso ao crédito pelo produtor rural. “Esse fundo garantidor ou solidário será formado por produtores, credores e pelo banco sendo solidários entre si, tornando produtores inadimplentes em adimplentes.
O projeto prevê três anos de carência e nove anos para amortizar com juros da TJLP e mais 1,5% do BNDES e mais % do banco ou cooperativa de crédito que repassar os recursos.
Maldaner também aproveitou para pedir a liberação de mais recursos do BNDES, porem foi informado por Rogério que novos créditos somente serão liberados através do Novo Plano Safra.