Maldaner destaca na Tribuna produtos e rendas da  agricultura familiar

Maldaner destaca na Tribuna produtos e rendas da  agricultura familiar

 

O deputado federal Celso Maldaner (PMDB/SC) registrou na Tribuna da Câmara desta terça-feira (17) três importantes assuntos ligados a agricultura familiar de Santa Catarina atrelados ao programa SC Rural.

O primeiro, sobre o importante crescimento dos empreendimentos da agricultura familiar apoiados pelo programa SC Rural nos últimos meses. Em parceria com o Banco Mundial (BIRD) o programa já investiu mais de R$ 380 milhões no meio rural catarinense e alcançou nota máxima na avaliação do BIRD, sendo classificado como “altamente satisfatório”. “A principal meta do Programa era aumentar em 30% a renda dos agricultores catarinenses participantes e esse valor acabou sendo superado”, destacou. Maldaner ressaltou ainda que um dos grandes diferenciais do SC Rural é o seu modelo de gestão. “O Programa é tratado como uma ação de Governo e envolve o meio rural como um todo, não só em agricultura e pecuária, a exemplo de projetos em áreas de infraestrutura, meio ambiente, acesso à internet, assistência técnica e defesa sanitária. A parceria entre Santa Catarina e o Banco Mundial deu tão certo que deverá ter continuidade por meio da implantação de um Núcleo de Inovação Tecnológica voltado para Agricultura Familiar (NITA) no estado”.

Outro destaque ligado a agricultura familiar é o trabalho realizado pelas Centrais de Abastecimento do Estado de Santa Catarina S/A – Ceasa que encerrou o primeiro trimestre de 2017 com crescimento nas vendas e queda nos preços para o consumidor devido a fatores climáticos e a super safra de alguns produtos. O parlamentar ressaltou a importância da Central que trabalha vinculada à Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca e funcionam como um elo entre o produtor e o consumidor por meio da comercialização atacadista e varejista de pescado, produtos hortifrutigranjeiros, alimentos e insumos orgânicos, produtos ornamentais e de floricultura e artesanais.

Por fim, Maldaner que é presidente da Frente Parlamentar da Bovinocultura de Leite destacou que Santa Catarina já é o quarto maior produtor de leite do país conforme dados do IBGE divulgados recentemente pela Secretaria de Estado de Agricultura com um volume de 2,43 bilhões de litros recolhidos pelas indústrias. Esse volume não leva em conta o leite produzido e consumido nas propriedades, que é em torno de 25% do total. “O sucesso da atividade se deve ao clima favorável para implantação de pastagens e abundância de água. A Produção leiteira no estado envolve 70 mil famílias e gera milhares de empregos no campo, serviços, transporte e indústria. Com apenas 1,2% do território, Santa Catarina representa 10,5% da produção nacional. Vale ressaltar que cerca de 75% da produção de leite de Santa Catarina é da nossa região Oeste e um novo investimento está sendo feito pela Tirol, em Pinhalzinho. Uma nova unidade que já está recebendo leite no local deve começar a industrializar a produção no segundo semestre. O investimento é de R$ 100 milhões e vai gerar 115 empregos e processar 400 mil litros por dia”, destacou.

 

Assessoria de Comunicação deputado federal Celso Maldaner

Compartilhe este post