No início da manhã desta terça-feira, o deputado federal Celso Maldaner esteve reunido com Maurício da Costa Moura – Diretor de Relacionamento Institucional e Cidadania, Cristiano Cozer Procurador-Geral e David Falcão – Assessor de Assuntos Parlamentares do Banco Central. Na pauta da conversa, além de conhecer a estrutura do banco, debater questões técnicas relacionadas ao PL 32/2003 que dá autonomia ao Banco Central ao qual Maldaner é o relator junto à Câmara dos Deputados. O projeto dispõe sobre os requisitos para o exercício dos cargos de diretoria e presidência do Banco Central do Brasil.
A proposta vem sendo trabalhada em conjunto com o governo federal e com o Banco, ao qual por teleconferência, o presidente Ilan Goldfajn também participou.
Maldaner explica que a autonomia do Banco Central é algo fundamental para dar maior confiança a todos de que a política monetária está sendo feita dentro do mandato do Banco e evita possíveis ingerências. “Trata-se de um trabalho técnico e que precisa ser assertivo, pois é responsável por garantir o poder de compra da população, e evitar que a inflação fique descontrolada”, destacou.
“Com a mudança, podemos ainda abrir espaço para redução de juros e manutenção de taxas em níveis baixos, pois estamos dando mais credibilidade ao Banco Central e a política monetária, fortalecendo a economia e garantindo aos brasileiros, um custo de vida mais leve”, concluiu.