Maldaner será o relator da CEXEMBA

Maldaner será o relator da CEXEMBA

O embargo do bloco econômico europeu à carne brasileira tem sido uma preocupação para toda cadeia produtiva e para os parlamentares do Congresso Nacional.  Diante disso, foi criada nesta semana uma Comissão Externa destinada a acompanhar a implementação do embargo definitivo a ser imposto pela União Europeia à importação de carne de frango da BRF e de outras empresas, incluindo a verificação a respeito dos efeitos da medida da cadeia produtiva do frango (economia, produtores, integrados, funcionários da BRF).

A CEXEMBA tem como coordenador o deputado Assis de Couto do Paraná e como relator o deputado catarinense Celso Maldaner. Integram ainda a comissão, os deputados Valdir Colatto (SC), Pedro Uczai (SC) e Heitor Schuch (RS).

O deputado federal Celso Maldaner explica que em reunião com o Fórum Parlamentar Catarinense nesta semana, o Ministério da Agricultura retirou a suspensão da BRF e a empresa pode voltar a exportar carne de frango para União Europeia. O anuncio foi feito pelo próprio ministro Blairo Maggi, porém o bloco europeu está boicotando as negociações.  “A partir de agora, os frigoríficos, que estavam suspensos, estão novamente habilitados a vender carne de frango para o bloco europeu, dependendo ainda de negociações comerciais, porém a União Europeia está contendo os produtos brasileiros. Sei que uma guerra comercial não é a melhor forma de resolvermos este impasse, mas não podemos permitir que só o mercado brasileiro e em especial o produtor sofra as consequências”, destacou.

A Comissão Externa pretende visitar in loco as unidades, visto que todas tem modelo e sanidade para exportar para todo o mundo.

Compartilhe este post