Mariani defende ampliação do ensino em tempo integral em sabatina no Jornal do Almoço

Mariani defende ampliação do ensino em tempo integral em sabatina no Jornal do Almoço

O emedebista Mauro Mariani, candidato ao governo do Estado pela coligação “SC Quer Mais”, defendeu a ampliação do ensino médio em tempo integral em Santa Catarina e um maior envolvimento dos professores na construção do futuro dos alunos. As declarações foram dadas durante sabatina no Jornal do Almoço, na NSC TV, em Florianópolis, nesta segunda-feira, 10. Segundo o candidato, será possível triplicar, em seu mandato, o número de estudantes em período integral nos colégios estaduais. Isso garantirá melhores resultados no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), onde o Estado ocupa atualmente a nona posição no país no Ensino Médio público.

“O Ensino Médio, que é responsabilidade do Estado, está muito ruim. Precisamos melhorar, pois temos uma realidade que não condiz com a excelência do nosso Estado. Estou muito preocupado com isso, e fui ver experiências exitosas já no ano passado. Fui em Pernambuco, que era o 22º (no IDEB) e rapidamente passou para o 1º (em 2015). O que eles fizeram? Ensino em tempo integral. Santa Catarina tem 7% dos adolescentes com ensino em tempo integral. Lá eles têm 47%. Por isso estão em primeiro”, disse Mariani.

Outra questão prioritária em um governo do emedebista será o combate à evasão escolar. Durante a sabatina, Mariani defendeu o uso da tecnologia para tornar a escola mais atrativa e disse que convocará a sociedade para realizar um mutirão com o objetivo de trazer de volta aos estudos as aproximadamente 64 mil crianças e adolescentes hoje fora da sala de aula:

“Por que o jovem sai da escola? Porque deixou de ser atraente: é uma escola do século XVI, um quadro negro, giz. E o aluno está no smartphone em casa, com acesso à tecnologia. Infelizmente não oferecemos isso a ele. E volto a dizer: temos que trazer o professor para o processo. Não podemos descansar enquanto houver um irmãozinho catarinense fora da escola”

Saúde eficiente

Mauro Mariani também apresentou propostas para a área da saúde. De acordo com o deputado federal, o problema do setor reside na gestão da rede hospitalar. Ao resolver isso, automaticamente sobrará mais dinheiro para prestação de serviços, como cirurgias e exames. Nesse sentido, o emedebista acredita ser necessário fortalecer a parceria com os hospitais filantrópicos, que apresentam os melhores resultados.

“O filantrópico é o modelo mais eficiente, porque a sociedade participa da gestão. Isso está muito claro. Depois vem modelo da OS, isso é estatística. O menos eficiente, infelizmente, é o daqueles hospitais administrados pelo Estado. Os 13 de responsabilidade direta do governo, segundo o relatório do Tribunal de Contas, registraram uma ineficiência de R$ 671 milhões”, disse Mariani, que citou também o aprofundamento do processo de regionalização dos serviços de saúde.

Gestão da dívida e segurança

Em relação à gestão da dívida pública, que alcança quase R$ 20 bilhões, Mariani diz que a receita passa por renegociação dos valores, enxugamento da máquina pública e uma maior fiscalização dos gastos governamentais. Com a retomada da estabilidade política, o emedebista diz que o país voltará a crescer, o que permitirá ao governo a retomada da capacidade de investimento.

Na parte da segurança pública, Mariani ressaltou a necessidade de se garantir a reposição dos cerca de 600 policiais que passam para a reserva todos os anos e o fortalecimento da Polícia Civil. Para o combate ao crime organizado, ele apresenta uma proposta específica:

“Vamos criar uma unidade especializada em investigar o crime organizado, com técnicos da Fazenda, para pegar a bandidagem pela lavagem de dinheiro. É como os americanos dizem: siga o dinheiro que você vai encontrar a solução”.

Compartilhe este post