O deputado federal Mauro Mariani, candidato do MDB ao governo do Estado, disse ser possível zerar a fila de cirurgias no setor público de saúde em até um ano. A afirmação foi dada no primeiro debate na TV, entre os postulantes à Casa D´Agronômica, ocorrido na rede SBT, nesta sexta-feira, 17.O emedebista defendeu que a proposta é factível por meio de um aprofundamento da interiorização dos atendimentos e procedimentos.
“Nós já avançamos muito com a interiorização e temos que aprofundar ainda mais isso, espalhando as especialidades. Em apenas seis meses, foram feitas 12 mil cirurgias de catarata, por exemplo. O meu governo vai zerar a fila das cirurgias, levando atendimento por todo o Estado, com foco no resultado para as pessoas”, afirmou Mariani.
Em relação ao setor educacional, Mariani demonstrou preocupação com os elevados índices de evasão escolar, em especial no Ensino Médio e disse que o próximo governador não pode descansar enquanto essa realidade não mudar.
“Temos 70 mil jovens fora da sala de aula. Qual o futuro que vamos garantir para eles? A escola tem que ser atrativa e trazer o professor para junto do processo em busca de uma educação de qualidade, assim como tem que ser”.
Finanças públicas
O ex-prefeito de Rio Negrinho também foi questionado sobre o que fazer para melhorar as finanças públicas e disse ser necessário enxugar a máquina do Estado , otimizando os recursos e oferecendo melhores condições para quem empreender e investir em Santa Catarina. Ele ainda ressaltou que os efeitos da crise econômica ainda não foram totalmente superados.
“Todos nós reconhecemos que a sociedade catarinense é empreendedora, acorda cedo, trabalha, dorme tarde e produz muito. O governo deve à sociedade. O Estado tem que entregar serviço, não pode ter um fim em si mesmo. Não tenho dúvida que, com habilidade, vamos garantir um maior dinamismo para a nossa economia”, afirmou.
Outro ponto abordado pelo emedebista foi a necessidade de se tornar transparente a situação das contas públicas, o que já vem sendo na administração de Eduardo Pinho Moreira. Segundo Mariani, o enfrentamento das dificuldades só pode ser feito tendo conhecimento de causa.
“Não podemos varrer a sujeira para debaixo do tapete”.
Por fim, Mariani ressaltou as qualidades de seu companheiro Napoleão Bernardes, ex-prefeito de Blumenau, ao afirmar que ele terá muito a contribuir no próximo governo, com a sua jovialidade e comprometimento.