Mauro de Nadal é eleito presidente da Alesc

Mauro de Nadal é eleito presidente da Alesc

O deputado estadual Mauro de Nadal é o novo presidente da Assembleia Legislativa (Alesc). Ele foi eleito em chapa única na tarde desta segunda-feira (1º) com 38 votos de 40 possíveis – Ada de Luca, em recuperação da covid-19, e Julio Garcia, impedido por decisão da 1ª Vara Federal de Florianópolis, não votaram. Desde a redemocratização, em 1982, esta é a quinta vez que o MDB ocupa o comando do parlamento catarinense.

— Recebo com imensa responsabilidade a missão de presidir essa Casa num momento singular de Santa Catarina. Assumo essa missão como deputado e servidor público, que por isso deve servir à sociedade, ao maior número de pessoas, e com a energia que me motiva a sempre fazer o melhor pelo Estado de Santa Catarina — disse Nadal em seu discurso de posse.

A escolha de Nadal se deve a um acordo entre lideranças da Alesc. Conforme essa articulação, o segundo dos dois anos anos de mandato da presidência será exercido pelo também emedebista Moacir Sopelsa (mediante nova votação), que também havia manifestado interesse pelo cargo para finalizar seus 40 anos de vida pública em 2022.  

— Essa solução não é mérito apenas da nossa bancada, e sim do parlamento como um todo, por entender que uma disputa criaria constrangimento a todos os deputados — afirmou Sopelsa.

O desfecho que garantiu uma solução consensual foi também uma vitória do presidente estadual da sigla, deputado federal Celso Maldaner. Assim que surgiu a possibilidade de disputa pelo posto, ele não mediu esforços para buscar um entendimento entre Nadal e Sopelsa. Na avaliação do dirigente, uma eventual divisão colocaria em risco não apenas a conquista da presidência da Alesc, como o projeto emedebista para 2022. 

— São dois parlamentares extremamente qualificados e respeitados pela sociedade, qualquer um deles representaria muito bem o nosso partido. Mas trabalhamos para que ambos chegassem a um consenso porque o MDB já mostrou que, quando se une, é uma força difícil de ser batida — comentou Maldaner.

(foto: Rodolfo Espínola/Agência AL)

Compartilhe este post