O MDB se prepara para fazer bonito nas eleições nos nove municípios que compõem sua coordenadoria regional de Chapecó. Em videoconferência realizada na noite desta terça (23) com representantes do partido na região, dirigentes, prefeitos, vereadores e pré-candidatos explicaram como está o cenário em cada cidade para o presidente da legenda em Santa Catarina, Celso Maldaner, o senador Dário Berger e lideranças estaduais. De acordo com os relatos, há perspectivas reais de ampliar o número de administrações emedebistas, hoje presentes em Cordilheira Alta, Coronel Freitas e Nova Erechim.
— Para atingir nossa meta de eleger 120 prefeitos e mil vereadores em todo o Estado, é importante lançarmos candidatos competitivos nesta região, onde sempre fomos fortes e temos muitas realizações para mostrar – observou Maldaner.
Chapecó é considerada fundamental para as ambições do partido, tanto por ser o polo econômico do Oeste quanto pela influência que acaba tendo sobre os municípios vizinhos. Segundo o pré-candidato à prefeitura da cidade, vereador Claiton Fossá, pesquisas colocam seu nome empatado tecnicamente com o ex-prefeito e ex-deputado federal João Rodrigues, mas com uma rejeição muito baixa – o que indica possibilidade de crescimento.
Em relação às eleições proporcionais, com a filiação de Neuri Mantelli (então sem partido) na janela partidária encerrada no dia 3 de abril, o MDB, que já contava também com Derli Meier, passou para três representantes na Câmara chapecoense. A projeção de Fossá é de, conforme o desempenho de sua candidatura, poder chegar a quatro ou cinco cadeiras e se tornar a maior bancada. Para isso, ele garantiu que está sendo montada uma nominata de pré-candidatos a vereadores alinhada com os anseios da sociedade, incluindo 11 mulheres já confirmadas. Se depender de Berger, apoio não vai faltar:
— Esta região foi expressiva na minha eleição ao Senado e agora é minha vez de retribuir. Quero compartilhar o sonho de ver uma cidade crescer e ver as pessoas crescerem junto — disse o senador.
A regional de Chapecó engloba ainda os municípios de Águas Frias, Caxambu do Sul, Guatambu, Nova Itaberaba e Planalto Alegre. Também participaram da reunião os deputados estaduais Ada De Luca e Mauro de Nadal; a presidente do MDB Mulher-SC, Dirce Heiderscheidt; e o vice-presidente estadual do partido, Edinho Bez. Desde 15 de maio, videoconferências diárias com todas as 36 coordenadorias regionais emedebistas estão sendo promovidas para discutir estratégias para as eleições. O roteiro virtual por todo o Estado termina neste sábado (27) em Maravilha.