MDB fortalece pré-candidaturas de jovens e mulheres no Sul de SC

MDB fortalece pré-candidaturas de jovens e mulheres no Sul de SC

Os presidentes estaduais da JMDB e do MDB Mulher, Filipe Schmitz e Dirce Heiderscheidt, encontraram-se com pré-candidatos dos segmentos jovem e feminino do Sul catarinense nesta quarta-feira (17). Em roteiro pelas cidades de Içara, Urussanga e Lauro Müller – sempre respeitando as recomendações de saúde –, eles apresentaram as propostas e os preparativos do partido para as eleições municipais. 

— Estamos identificando, conversando e estimulando a participação de gente nova e de mulheres na política. Acreditamos que aliar a maturidade de nossos líderes com a sensibilidade feminina e a energia da nossa geração é uma combinação que tem tudo para fazer um belo trabalho nas prefeituras e câmaras de vereadores — disse Schmitz.

O presidente da JMDB sabe bem o que é se candidatar pela primeira vez, sem experiência nem grandes recursos financeiros: em 2016, tornou-se o vereador mais jovem do Estado ao se eleger para o Legislativo de Antônio Carlos, na Grande Florianópolis, com apenas 19 anos, pouco dinheiro e muita vontade de fazer a diferença. Agora, apesar da pouca idade, já tem história para contar – e ensinar – a quem está prestes a estrear nas urnas.

Com o mesmo entusiasmo, embora com muito mais anos de serviços prestados à sociedade, a ex-deputada estadual Dirce também encara o recrutamento de candidatas como uma missão. As restrições impostas pela pandemia dificultam a campanha presencial, mas não impedem que ela, de máscara no rosto e observando a devida distância, ressalte a importância de despertar o interesse das mulheres pelos processos eleitorais.

— Somos o partido com mais prefeitas e vereadoras em Santa Catarina, mas queremos ampliar esses números. As mulheres dão provas diárias que são completamente aptas a comandar uma cidade ou formular políticas públicas. No Sul não é diferente, ficamos muito bem impressionados com as perspectivas — afirma Dirce.

O crescimento de candidaturas de representantes da juventude e das mulheres é considerado pelo presidente do MDB-SC, Celso Maldaner, como um fator crucial para que o partido atinja o objetivo de eleger 120 prefeitos e mais de mil vereadores. Para isso, além do apoio do diretório estadual e da Fundação Ulysses Guimarães, que oferece cursos de capacitação gratuitos e reconhecidos pelo Ministério da Educação, Schmitz e Dirce estão rodando todo o Estado.

Compartilhe este post