MDB já tem pré-candidatos a prefeito em quase 70% das cidades de SC

MDB já tem pré-candidatos a prefeito em quase 70% das cidades de SC

O MDB já tem pré-candidatos a prefeito em quase 70% dos 295 municípios de Santa Catarina. A conta foi feita pelo presidente estadual do partido, deputado federal Celso Maldaner, durante seminários preparatórios para as eleições deste ano realizados em Capinzal (sexta, 6) e Gaspar (sábado). Para coroar o final de semana, no domingo Marcelo Rocha venceu a eleição suplementar em Laurentino, no Alto Vale do Itajaí, e vai comandar a cidade em chapa pura com o também emedebista Agenor Avi como vice.

Os dois eventos reuniram representantes das 36 coordenadorias regionais da legenda para apresentar diagnósticos eleitorais das cidades sob sua jurisdição. A lista das pré-candidaturas e a situação da montagem da nominata de vereadores – com no mínimo 30% de mulheres, como determina a legislação – foram acompanhadas por prefeitos, presidentes dos diretórios municipais e parcela significativa de lideranças reconhecidas pelos militantes.

Estiveram presentes o senador Dário Berger, os ex-governadores Eduardo Pinho Moreira, Paulo Afonso Vieira e Casildo Maldaner; o deputado federal Carlos Chiodini e os deputados estaduais Volnei Weber e Romildo Titon. Além deles, participaram os presidentes da JMDB e MDB Mulher catarinenses – vereador Filipe Schmitz, de Antônio Carlos, e a ex-deputada Dirce Heiderscheidt –; os vice-presidentes do partido no Estado, ex-deputado Edinho Bez e prefeito Antídio Lunelli, de Jaraguá do Sul; e os prefeitos anfitriões, Nilvo Dorini (Capinzal) e Kleber Van-Dall (Gaspar).

Todos os pronunciamentos destacaram a necessidade de priorizar as eleições municipais de outubro para, a partir daí, começar a se concentrar na corrida ao governo estadual. Berger, cotado como um dos pré-candidatos para 2022, reforçou que “o MDB precisa estar unido e focado, junto das bases, para construir caminhos que levem a superar qualquer desafio”. Para Maldaner, o momento é de fazer valer o tamanho do maior partido de Santa Catarina:

– Vejo companheiros temendo partidos que têm menos de 20 prefeitos, o que é isso? Temos 102 e estamos trabalhando sem parar para fazer 120 prefeitos e mil vereadores, transformando o MDB no grande protagonista destas eleições e confirmando nossa força para 2022 – afirmou o presidente.

Compartilhe este post