Em busca da união e o protagonismo do partido rumo às eleições em 2022, o Encontro Regional MDB Mais Perto das Bases chegou ao Oeste catarinense. Nesta sexta-feira, 2, os pré-candidatos ao governo do estado, o presidente estadual da sigla, deputado federal Celso Maldaner, o senador Dário Berger e o prefeito de Jaraguá do Sul, Antídio Lunelli, se reuniram com as lideranças dos municípios que compõem as regionais de Curitibanos, Campos Novos e Joaçaba.
Eleito prefeito de Maravilha aos 27 anos, Celso Maldaner acumula uma carreira política alicerçada no amor por Santa Catarina e 32 anos de vida pública. “O MDB tem três candidatos competentes com experiência tanto na iniciativa privada, quanto na pública”, comentou. O presidente destacou ainda que os encontros regionais fazem parte da essência do partio. “O MDB de Santa Catarina sempre teve disputa interna. A executiva nacional está acompanhando nosso movimento e nós serviremos de exemplo”, acrescentou.
O senador que mais trouxe recursos para Santa Catarina nos últimos anos, aproximadamente R$ 1,2 bi, falou que o estado merece ter um governador que possa cobrar os direitos de retorno de impostos federais de maneira mais justa. “Brasília precisa respeitar Santa Catarina como ela merece. É inadmissível que o nosso estado, que contribui com uma quantia expressiva em impostos, receba um retorno do governo federal de apenas 10%. Isso não pode continuar acontecendo”, lembrou Berger.
Para Antídio Lunelli, único prefeito reeleito no município de Jaraguá do Sul, o MDB precisa voltar ao governo e adotar políticas públicas voltadas à formação do cidadão catarinense.“Estamos aqui discutindo política séria e é disso que estamos precisando. Nós não somos de nenhum extremismo. Precisamos fazer a boa política. O dinheiro quando não é nosso devemos cuidar dez vezes mais. Precisamos dar mais dignidade às pessoas por meio de formação e não entregando cesta básica”, assegurou.
O roteiro contou com a participação da presidente do MDB Mulher, deputada estadual Dirce Heiderscheidt, o presidente da JMDB e vice-prefeito de Antônio Carlos, Filipe Schmitz, o deputado federal Carlos Chiodini, deputado estadual Valdir Cobalchini, Romildo Titon e Fernando Krelling.
Amanhã, 3, a comitiva segue para os encontros nas regionais de Videira (evento marcado para Fraiburgo) e Caçador (evento ocorrerá em Calmon). Em virtude da pandemia de Covid-19, a organização dos eventos seguiu todos os protocolos de biossegurança, cumprindo o distanciamento social, uso obrigatório de máscaras e álcool em gel.