MDB Mulher e JMDB catarinenses repudiam declarações machistas de deputado estadual

MDB Mulher e JMDB catarinenses repudiam declarações machistas de deputado estadual

O MDB catarinense, por meio do MDB Mulher e a da JMDB estaduais, posiciona-se totalmente contrário às recentes declarações machistas do deputado Jessé Lopes. Não é a primeira vez que o parlamentar é notícia por se manifestar de forma grosseira e preconceituosa, incompatível não apenas com o mandato que lhe foi conferido por seus eleitores, mas também com uma sociedade que se pretende mais justa e igualitária.

Confira a nota do MDB Mulher:

É completamente condenável a declaração do deputado estadual Jessé Lopes (PSL) que define assédio como “um direito das mulheres”. No afã de se promover a reboque da campanha “Não É Não”, criada para coibir agressões físicas, verbais e morais impostas a vítimas femininas no Carnaval, o parlamentar mais uma vez demonstrou não ter a mínima condição de ocupar o cargo para o qual foi eleito.
Sabemos que, ao repercutir o caso, damos visibilidade ao autor. Mas é um risco que corremos para tentar impedir que algo bem pior aconteça: isso virar tema de debate, como se fosse um comportamento passível de discussão. Não há o que dialogar quando a premissa compactua com violência e preconceito. Procurar razoabilidade onde impera o absurdo é legitimar posturas que apenas merecem repúdio em todos os sentidos.
O desrespeito do deputado com as mulheres não nos espanta – talvez seja a única forma que disponha para se manter em evidência junto à opinião pública. O que causa mais estupor é a tendência generalizada de classificar o ocorrido somente como mais um caso “folclórico” de um político que faz da truculência e da desinformação os fios condutores de seu mandato. De nossa parte, o retrocesso por ele representado sempre encontrará resistência. 

A JMDB também deixou bem clara sua indignação:

A juventude do MDB manifesta seu apoio ao movimento #nãoénão contra o assédio no Carnaval. Assim repudiamos qualquer fala machista que trate como normal que as mulheres sejam assediadas, como se fosse um direito, pelo contrário, trata-se de um ato de violência.
Estamos em contato com os nossos deputados e deputada do MDB-SC para que fiquem atentos a discursos e manifestações que quebrem o decoro parlamentar.

Compartilhe este post